Barcelona x Wolfsburg: onde assistir e tudo sobre a final da Champions
Frente a frente, equipes lideradas por Alexia Putellas e Alex Popp fazem a decisão no sábado, 3; catalãs buscam o bi e as alemãs o tricampeonato
Barcelona e Wolfsburg fazem neste sábado, às 11h (de Brasília), em Eindhoven, na Holanda, a finalíssima da 22ª edição da Liga dos Campeões feminina. A partida no estádio Philips Stadion terá casa cheia com todos os 34.000 ingressos disponibilizados já vendidos, a primeira vez desde a decisão de 2009/10.
Frente a frente, duas das mais tradicionais equipes da modalidade vão em busca de levantar o troféu da competição europeia. Campeão em 2020/21 e vice-campeão na temporada passada, o Barça chega a quarta final nos últimos cinco anos. Já as alemãs, bicampeãs da Europa em 2012/13 e 2013/14, farão a sétima final de sua história.
BARCELONA X WOLFSBURG 🔥
A final da @UWCL recebe uma decisão inédita, mas esse duelo já aconteceu outras cinco vezes na competição.
Comentamos um pouco sobre as duas equipes e o que esperar da partida na @placar TV 📺 pic.twitter.com/Rgpv3sf9Fr
— Fut das Minas (@futdasminass) June 2, 2023
Onde assistir?
A partida em Eindhoven terá transmissão ao vivo pelo canal fechado e também serviço de streaming DAZN e, de graça, no YouTube pela CazéTV.
O caminho até a final
O Barcelona espera recuperar o título que deixou escapar na temporada passada, quando perdeu a decisão para o Lyon por 3 a 1, em Turim.
Neste ano, as espanholas fizeram uma primeira fase consistente: lideraram o grupo D, com cinco vitórias e apenas uma derrota. Nas quartas de final, passaram pela Roma pelo placar agregado de 6 a 1. Nas semis, eliminaram o Chelsea por 2 a 1.
O ponto forte do time comandado por Jonatan Gilráldez é o ataque. São 37 gols marcados contra apenas oito sofridos na atual Liga dos Campeões. Campeãs do Espanhol no início do mês, elas fizeram outros 118 gols no torneio nacional.
💃 FINALISTS, THREE YEARS IN A ROW 💃#UWCL // @FCBfemeni pic.twitter.com/CeYKMcXrr9
— UEFA Women’s Champions League (@UWCL) April 27, 2023
O Wolfsburg, por sua vez, passou pela fase de grupos sem perder nenhum jogo. Líder do grupo B, venceu quatro partidas e empatou outras duas.
Pelas quartas de final, a equipe comandada por Tommy Stroot eliminou o Paris Saint-Germain por 2 a 1 no agregado. Na semi, venceu o Arsenal com o placar de 5 a 4 com direito à virada em um jogaço no Emirates Stadium, com mais de 60.000 torcedores no estádio.
— UEFA Women’s Champions League (@UWCL) May 1, 2023
As destaques
Barcelona
Sem poder contar com Alexia Putellas na maior parte da temporada, a grande estrela do time e vendedora de duas Bolas de Ouro, o Barça contou com o talento de outras estrelas do elenco para mais uma vez chegar à final.
Na defesa, Mapi Leon é a jogadora que mais roubou bolas e mais completou passes na Champions essa temporada. No meio-campo, Patri Guijarro e Aitana Bonmatí são as titulares incontestáveis.
Bonmatí está no clube catalão desde os 14 anos e esteve em campo em todas as três decisões do clube nos últimos cinco anos. Nesta temporada, é responsável por cinco gols e seis assistências em 10 partidas disputadas, sendo a jogadora que mais teve participações em gols no torneio.
🔝 Bonmatí is awarded the #UWCL Player of the Match at Camp Nou 😎✨ #UWCLPOTM // @VisaUK pic.twitter.com/US5I4SMAca
— UEFA Women’s Champions League (@UWCL) April 27, 2023
“Agora, acho que somos uma equipa muito madura, obviamente mais experiente depois de disputar três finais”, disse à meio-campista de 25 anos ao site da Uefa. No ataque, a brasileira Geyse, a alemã Graham Hansen, autora de dois gols na semifinal contra o Chelsea, e a nigeriana Asisat Oshoala se destacam.
Wolfsburg
Se o Barça feminino é liderado por Putellas, o Wolfsburg é por Alex Popp. A capitã de 32 anos esteve em campo em todas as seis finais do clube alemão na Liga dos Campeões e nessa temporada teve papel decisivo na campanha do time rumo a mais uma final.
Outra peça chave da equipe alemã é Ewa Pajor. A atacante polonesa é a artilheira dessa Champions com seis gols. Além delas, se destacam a meia Pia Wolter e a zagueira Felicitas Rauch, ambas da seleção da alemanha.
Camisas pesadas…
A decisão deste ano é a reedição da semifinal da temporada passada, quando o Barça levou a melhor por 5 a 1 sobre as Lobas. Na final, o Barça acabou caindo para o Lyon (detentor de sete títulos, o maior vencedor da Champions). Confira o retrospecto das equipes no torneio:
Barcelona
- Campeão em 2020/21
- Vice-campeão em 2018/19 e 2021/22 – derrotado pelo Lyon.
Wolfsburg
- Campeão em 2012/13 e 2013/14
- Vice-campeão em 2015/16, 2017/18 e 2019/20 – todas às vezes também derrotado pelo Lyon
🏆2️⃣0️⃣2️⃣3️⃣❓#UWCL // #UWCLfinal pic.twitter.com/scYnbL2hCw
— UEFA Women’s Champions League (@UWCL) May 29, 2023