Quais foram os clubes que mais chegaram às quartas da Champions League
Bayern de Munique lidera a lista, acima da dupla espanhola Real Madrid e Barcelona; atual campeão, o Manchester City avança pela sétima vez seguida
Após os jogos desta semana, a Champions League definiu seus oito classificados para as quartas de final. Além do campeão Manchester City, entraram apenas outros dois times que estiveram na quartas da última edição: Real Madrid e Bayern de Munique. Entre os classificados, estão o Barcelona, que desde 2019/20, quando ainda tinha Messi, não alcançava essa fase; Arsenal, que chegou às quartas pela última vez na edição 2009/10; PSG, Borussia Dortmund e Atlético de Madri, que eliminou a vice-campeã Inter de Milão.
A UEFA irá sortear na próxima sexta-feira, 15, os confrontos das quartas, que serão disputadas entre os dias 9 e 10 de abril (ida) e 16 e 17 de abril (volta). A final será realizada no estádio Wembley, em Londres, no dia 1º de junho.
Entre os 8 classificados para as quartas de final desta atual edição, apenas Arsenal, Atlético e PSG lutam pelo inédito título. Real Madrid (14 vezes campeão), Bayern Munique (6), Barcelona (5), Borussia Dortmund (1) e Manchester City (1), são os times que já venceram a competição desde 1955. Na era da Champions League, desde 1992, o Real também lidera com 8 títulos, seguido por Barcelona (4) e Bayern Munique (3). Borussia Dortmund (1997), Inter de Milão (2010) e Manchester City (2023), buscam mais um título também nessa era moderna do torneio.
O Bayern, que passou pela Lazio nas oitavas, é o time que mais vezes chegou às quartas da Champions League desde a edição 1994/95, quando a competição passou a contar com essa fase. Nas duas primeiras edições, tínhamos dois grupos com quatro times antes da semifinal.
Já o atual campeão Manchester City é o time com mais participações seguidas nas quartas, tendo se classificado nas últimas sete edições, desde 2017/18, todas com o técnico espanhol Pep Guardiola.
Entre os 8 classificados, estão três espanhóis, dois ingleses, dois alemães e um francês. A Itália ficou sem representantes. Nos campeonatos nacionais, três lideram suas ligas (Arsenal, Real Madrid e PSG).