Publicidade
Blog do Rodolfo Rodrigues ícone blog Blog do Rodolfo Rodrigues Análises, recordes, estatísticas e efemérides do futebol contadas por meio dos números

Hugo Souza e os goleiros com mais pênaltis defendidos na Sul-Americana

O goleiro garantiu a classificação do Corinthians para as quartas de final da Copa Sul-Americana diante do Red Bull Bragantino

O goleiro Hugo Souza garantiu a classificação do Corinthians para a quartas de final da Copa Sul-Americana de 2024 ao defender três cobranças de pênalti contra o Red Bull Bragantino, nessa terça, 21, após a derrota do alvinegro, de virada, por 2 a 1, na Neo Química Arena. Hugo pegou as cobranças de Gustavinho, Douglas Mendes e Guilherme Lopes, salvando o time de uma eliminação em casa.

Publicidade

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais. Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

O feito de Hugo repetiu o do ex-goleiro Ronaldo, que também pegou três cobranças em uma disputa por pênaltis. Em 1988, pela Copa União (o Brasileirão da época), Ronaldo Giovanelli pegou três pênaltis no jogo contra o Grêmio, no dia 20 de novembro – justamente no dia em que completava 21 anos. Naquele ano, os jogos que terminavam empatados na primeira fase eram decididas nos pênaltis, com dois pontos para o vencedor e um para o perdedor. O Corinthians ganhou por 4 a 3 após o 0 a 0 no tempo normal.

Publicidade
Na edição de nº 964, PLACAR de novembro de 1988, Ronaldo foi destaque com três pênaltis defendidos
Na edição de nº 964, PLACAR de novembro de 1988, Ronaldo foi destaque com três pênaltis defendidos

Desde então, nenhum goleiro do Corinthians conseguiu pegar mais do que duas cobranças em um único jogo – Cássio pegou dois em cinco oportunidades de disputas por pênaltis. Feito que Hugo Souza, agora em 2024, conseguiu repetir após 36 anos.

Na história da Copa Sul-Americana, desde 2002, Hugo se tornou o 11º goleiro a pegar três ou mais cobranças numa disputa por pênaltis. Até hoje, os recordistas são o peruano Libman e o brasileiro Danilo, ex-Chapecoense (que acabou falecendo no trágico acidente do clube em 2016), com quatro cobranças defendidas. Outros brasileiros que também pegaram três cobranças foram Vanderlei (Coritiba), Magrão (Sport) e Victor (Atlético-MG).

Mais pênaltis defendidos em uma disputa na Copa Sul-Americana (2002-2024):

4 – Salomón Libman (PER) – César Vallejo-PER, em 2004, contra o Bahia
4 – Danilo (BRA) – Chapecoense, em 2016, contra o Independiente-ARG
3 – Jaime Bravo (CHI) – Unión San Felipe-CHI, em 2010, contra o Guaraní-PAR
3 – Vanderlei (BRA) – Coritiba, em 2013, contra o Vitória
3 – Magrão (BRA) – Sport, em 2013, contra o Náutico
3 – Hilario Navarro (ARG) – Estudiantes-ARG, em 2014, contra o Peñarol-URU
3 – Joel Silva (COL) – Tolima-COL, em 2015, contra o Carabobo-VEN
3 – Victor (BRA) – Atlético-MG, em 2019, contra o La Calera-CHI
3 – Carlos Cáceda (PER) – Melgar-PER, em 2022, contra o Internacional
3 – Alexander Domínguez (EQU) – LDU Quito-EQU, em 2023, contra o Fortaleza
[3] – Hugo Souza (BRA) – Corinthians, em 2024, contra o Red Bull Bragantino

Publicidade
Publicidade