Publicidade
Publicidade

Julián Álvarez faz história e conquista Champions, Libertadores e Copa

Atacante do City se torna o primeiro argentino campeão das três competições e se junta a seleta lista dominada por brasileiros; confira

Poucos jogadores podem dizer que conquistaram a América e a Europa, e menos ainda conseguiram o feito de conquistar todo o mundo. Aos 23 anos, o atacante Julián Álvarez, do Manchester City, se junta a uma seleta lista dominada por brasileiros e se torna o primeiro argentino a ter no seu currículo os títulos da Libertadores, Champions League e Copa do Mundo.

Publicidade

O Manchester City de Guardiola fez história na atual temporada e conquistou a tríplice coroa (Premier League, Copa da Inglaterra e Champions League). O título europeu contra a Inter de Milão consagrou o atacante Julián Álvarez, ainda que seja reserva e não tenha entrado em campo na decisão.

Formado nas canteras do River Plate, o jovem se destacou na “Era Gallardo” e ganhou espaço na equipe profissional com certa rapidez. O argentino ganhou todos os títulos que disputou com a equipe Millonaria e fez parte do elenco de 2018, que conquistou a Libertadores contra o rival Boca Juniors. Na polêmica final decidida na Espanha, no Santiago Bernabéu, Julián Álvarez entrou em campo e festejou o título histórico.

Publicidade

Pela seleção argentina, na Copa do Mundo de 2022, Julián aproveitou a má fase do companheiro Lautaro Martínez e se tornou titular ao longo da competição. Em sete jogos no Catar, La Araña (como é chamado), marcou quatro gols e garantiu uma assistência. Se tornou peça fundamental na conquista da Argentina, que quebrou 36 anos de jejum.

Na atual temporada, Álvarez participou de 10 jogos da Champions League e foi responsável (com gols e assistências) por cinco tentos da equipe inglesa. Mesmo sem entrar em campo na decisão, o argentino se tornou o primeiro de seu país a ter no currículo os títulos de Libertadores, Champions League e Copa do Mundo.

Apenas quatro jogadores conseguiram o feito e todos brasileiros. O primeiro foi o goleiro Dida, campeão pelo Cruzeiro, Milan e seleção brasileira. Em seguida, Cafu e Roque Junior. O último foi Ronaldinho Gaúcho, campeão do mundo em 2002, da Champions, pelo Barcelona, em 2005/06, e da Libertadores, pelo Galo, em 2013.

Publicidade

Confira os jogadores que conquistaram os três títulos:

[box]Cafu: Libertadores (São Paulo), Champions League (Milan) e Copa do Mundo (Brasil)

Dida: Libertadores (Cruzeiro), Champions League (Milan) e Copa do Mundo (Brasil)

Roque Jr: Libertadores (Palmeiras), Champions League (Milan) e Copa do Mundo (Brasil)

Ronaldinho Gaúcho: Libertadores (Atlético-MG), Champions League (Barcelona) e Copa do Mundo (Brasil)

Julián Álvarez: Libertadores (River Plate), Champions League (Manchester City) e Copa do Mundo (Argentina)[/box]

A final da Champions League acontece no dia 10 de junho, sábado, às 16h (de Brasília). A bola rola em Istambul, no estádio Olímpico Atatürk, e pode ser o primeiro título continental do Manchester City. A Inter de Milão, outra finalista, luta pelo quarto título de Champions.

Publicidade