Julián Álvarez faz história e conquista Champions, Libertadores e Copa
Atacante do City se torna o primeiro argentino campeão das três competições e se junta a seleta lista dominada por brasileiros; confira
Poucos jogadores podem dizer que conquistaram a América e a Europa, e menos ainda conseguiram o feito de conquistar todo o mundo. Aos 23 anos, o atacante Julián Álvarez, do Manchester City, se junta a uma seleta lista dominada por brasileiros e se torna o primeiro argentino a ter no seu currículo os títulos da Libertadores, Champions League e Copa do Mundo.
O Manchester City de Guardiola fez história na atual temporada e conquistou a tríplice coroa (Premier League, Copa da Inglaterra e Champions League). O título europeu contra a Inter de Milão consagrou o atacante Julián Álvarez, ainda que seja reserva e não tenha entrado em campo na decisão.
Formado nas canteras do River Plate, o jovem se destacou na “Era Gallardo” e ganhou espaço na equipe profissional com certa rapidez. O argentino ganhou todos os títulos que disputou com a equipe Millonaria e fez parte do elenco de 2018, que conquistou a Libertadores contra o rival Boca Juniors. Na polêmica final decidida na Espanha, no Santiago Bernabéu, Julián Álvarez entrou em campo e festejou o título histórico.
Pela seleção argentina, na Copa do Mundo de 2022, Julián aproveitou a má fase do companheiro Lautaro Martínez e se tornou titular ao longo da competição. Em sete jogos no Catar, La Araña (como é chamado), marcou quatro gols e garantiu uma assistência. Se tornou peça fundamental na conquista da Argentina, que quebrou 36 anos de jejum.
Ver essa foto no Instagram
Na atual temporada, Álvarez participou de 10 jogos da Champions League e foi responsável (com gols e assistências) por cinco tentos da equipe inglesa. Mesmo sem entrar em campo na decisão, o argentino se tornou o primeiro de seu país a ter no currículo os títulos de Libertadores, Champions League e Copa do Mundo.
Apenas quatro jogadores conseguiram o feito e todos brasileiros. O primeiro foi o goleiro Dida, campeão pelo Cruzeiro, Milan e seleção brasileira. Em seguida, Cafu e Roque Junior. O último foi Ronaldinho Gaúcho, campeão do mundo em 2002, da Champions, pelo Barcelona, em 2005/06, e da Libertadores, pelo Galo, em 2013.
Confira os jogadores que conquistaram os três títulos:
[box]Cafu: Libertadores (São Paulo), Champions League (Milan) e Copa do Mundo (Brasil)
Dida: Libertadores (Cruzeiro), Champions League (Milan) e Copa do Mundo (Brasil)
Roque Jr: Libertadores (Palmeiras), Champions League (Milan) e Copa do Mundo (Brasil)
Ronaldinho Gaúcho: Libertadores (Atlético-MG), Champions League (Barcelona) e Copa do Mundo (Brasil)
Julián Álvarez: Libertadores (River Plate), Champions League (Manchester City) e Copa do Mundo (Argentina)[/box]
A final da Champions League acontece no dia 10 de junho, sábado, às 16h (de Brasília). A bola rola em Istambul, no estádio Olímpico Atatürk, e pode ser o primeiro título continental do Manchester City. A Inter de Milão, outra finalista, luta pelo quarto título de Champions.