Publicidade
Publicidade

Champions: torcedores do Dínamo Zagreb fazem gesto nazista em Milão

Vídeo de apoiadores croatas realizando saudação proibida na Itália foi divulgado nas redes sociais; prisões foram efetuadas antes da partida contra o Milan

Centenas de torcedores do Dínamo Zagreb foram filmados realizando o gesto nazista “Sieg Heil” (braço direito estendido, como nas saudações ao líder nazista Adolf Hitler) antes do confronto com o Milan, nesta quarta-feira, 14, pela Liga dos Campeões. O vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo de pessoas vestidas de preto, caminhando rumo ao estádio San Siro, entoando coros e fazendo a saudação. A imprensa italiana relatou a prisão de dezenas de croatas por diversos crimes.

Publicidade

Assine #PLACAR por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!

O jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos da Champions mobilizou os apoiadores do Dínamo Zagreb. Cerca de 4.000 croatas percorreram em média 620 km (distância das cidades dos clubes). Desse modo, a própria organização de San Siro se preparou, deixando um relevante espaço atrás do gol vazio, em razões de segurança.

Os problemas começaram ainda antes do jogo. Além dos gestos nazistas, outros crimes foram cometidos. De acordo com o jornal Gazzetta dello Sport, ao menos 14 membros de torcida organizada foram presos portando facas e paus. Além disso, a imprensa italiana divulgou que mais 36 croatas foram levados à sede da polícia.

Publicidade

Fazer apologia ao nazismo ou fascismo é crime na Itália desde 2017. O país, que viveu uma ditadura comandada por Benito Mussolini entre as décadas de 1920 e 1940, protocolou a proibição para tentar frear o surgimento de movimentos neofascistas.

Torcedores do Dínamo Zagreb no San Siro, em Milão
Torcedores do Dínamo Zagreb no San Siro, em Milão

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN!

Publicidade