Oficial: Grêmio anuncia contratação do atacante Luís Suárez
Aos 35 anos, artilheiro uruguaio chega a Porto Alegre após carreira de enorme sucesso na Europa e seis meses no Nacional, clube que o revelou
Luís Suárez é do Grêmio. O clube gaúcho confirmou neste sábado, 31, a contratação do astro uruguaio de 35 anos. O atacante que brilhou no futebol europeu na última década, com grande destaque por Liverpool, Barcelona e Atlético de Madri, vem de uma passagem de seis meses pelo Nacional, clube que o revelou.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 9,90/mês. Não perca!
“Olá, torcida do Grêmio. Queria agradecer por todo carinho que tem me dado. Estou preparado para desfrutar destes dois anos maravilhosos para tentar conseguir coisas grandes. Mando um abraço grande e nos encontramos nos próximos dias”, afirmou Suárez em vídeo divulgado Grêmio.
Vamos, @LuisSuarez9! Estamos preparados para conquistarmos grandes feitos juntos! 💪🏽🇪🇪 pic.twitter.com/P5pxKlPZJp
— Grêmio FBPA (@Gremio) December 31, 2022
Suárez assinou com o Grêmio por duas temporadas e terá a maior parte de seu salário bancada por empresas parcerias. Ele vestirá a camisa 9 tricolor. Nas redes sociais, o clube brasileiro preparou homenagens ao atacante uruguaio de “sangue gaúcho”.
É DO GRÊMIO! 🇪🇪🇺🇾 Um dos maiores da história do Uruguai, @LuisSuarez9 chega ao Tricolor para seguir sua trajetória vitoriosa, agora vestindo a nossa camisa! Artilheiro, multicampeão, copero y peleador! Seja bem-vindo, Luisito! pic.twitter.com/eOW9LXQ6fA
— Grêmio FBPA (@Gremio) December 31, 2022
Como chega o “Pistolero’
Vestindo a camisa do tradicional clube de Montevidéu, Luisito conquistou o Campeonato Uruguaio e teve relevante participação, anotando dois gols na final. Porém, também colecionou pontos contestáveis, como a eliminação para o Atlético Goianiense, na Copa Sul-Americana, e críticas sobre sua forma física.
O “Pistolero”, como é conhecido, tem na bagagem prêmios de artilharia de duas das principais ligas do mundo: a espanhola, em 2015-16, pelo Barcelona, e a inglesa, em 2013-14, pelo Liverpool. Considerado por muitos um dos maiores atacantes de sua geração, já admite que o fim da carreira está próximo e recentemente amargou uma eliminação na fase de grupos da Copa do Mundo, com o Uruguai.
Depois de defender o Atlético de Madri por duas temporadas, já veterano e sem muitas oportunidades em ligas do alto escalão europeu, Suárez retornou ao Nacional, clube que o revelou, em 2005. Em um movimento que atraiu olhares de todo o mundo, assumiu a camisa 9 da equipe e estreou em um jogo importante.
Em jogo válido pelas quartas de final da Copa Sul-Americana, Suárez foi relacionado contra o Atlético Goianiense, no Estádio Parque Central. Entrou na reta final, por 16 minutos, e não conseguiu evitar a vitória do Dragão. Na volta do duelo, entrou após o intervalo e amargou um 3 a 0 contra, decretando a eliminação.
Além das duas atuações pelo torneio continental, entrou em campo 14 vezes no Campeonato Uruguaio, sendo 11 como titular. Apesar de a forma física estar visivelmente longe do ideal e de apresentar bem menos explosão e velocidade comparado ao seu auge, fez oito gols na competição.
Os mais importantes foram na final do torneio, contra o Liverpool. Suárez marcou os dois primeiros gols do Nacional, na partida que terminou com vitória por 4 a 1 e um troféu pelo clube que o revelou. A passagem, no entanto, não seguiu, e Luisito foi à Copa do Mundo já sem clube certo para 2023. Luis Suárez tem 529 gols na carreira, sendo 68 pela Celeste, o que faz dele o maior artilheiro de sua seleção, pela qual disputou as Copas de 2010, 2014, 2018 e 2022.