Publicidade
Publicidade

Bolada, pancadas e tropeço: Neymar tem ‘presente de grego’ em reestreia no Santos

Diante de 15.377 torcedores, Peixe até sai na frente, mas sofre empate no segundo tempo e atrapalha festa de aniversário para ídolo

A reestreia de Neymar pelo Santos seguiu, ao menos até o soar do apito inicial do árbitro Matheus Delgado, como um daqueles roteiros de filme que parecem tão óbvios, e com final feliz, mesmo ainda longe do fim.

Publicidade

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.

Festejado com euforia pelos 15.377 torcedores presentes a Vila Belmiro nesta quarta-feira, 5, logo que confirmado pelo locutor do estádio no banco de reservas, tudo parecia parte de uma festa que não podia dar errado: da emoção quando pisou no gramado novamente como jogador do clube aos coros de parabéns cantados em coro pelos santistas pelos 33 anos.

A entrada após a volta do intervalo, com o time ganhando por 1 a 0, parecia só compor uma volta triunfal.

Publicidade

O retorno do camisa 10, contudo, ficou marcado por uma espécie de “presente de grego” ao aniversariante: um empate por 1 a 1 com o Botafogo-SP e a irritação da maior parte da torcida com o time, de campanha pouco animadora neste início de temporada. São apenas duas vitórias em sete partidas.

Leia mais:

Neymar substituiu Gabriel Bontempo na partida. Com menos de um minuto em campo, um susto: caiu estirado no gramado devido a uma bolada que recebeu na região íntima. Os companheiros riram da situação, tudo parecia festa.

Aos dois minutos, o primeiro toque na bola foi vibrado como um gol pelos torcedores. A primeira boa jogada do camisa 10 quase terminou em gol: após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Guilherme, que acertou a trave do goleiro João Carlos.

Publicidade

Em seguida, aos 15, após receber na esquerda, fez os santistas viverem um déjà vu da passagem de 136 gols e 235 jogos. O atacante limpou a marcação de três jogadores rivais e finalizou de pé esquerdo, obrigando o goleiro rival a fazer grande defesa.

NELSON ALMEIDA / AFP
Neymar sofreu com a marcação rival: cinco faltas sofridas na reestreia

Mais centralizado, com a função de armar o time, Neymar parece ter deixado de vez a antiga posição – a ponta esquerda – e tem cada vez mais como certa a função de meia cerebral. Em diversos momentos, clamou por bola no pé e instruiu os zagueiros na saída curta com Gabriel Brazão.

Curiosamente, também relembrou outro ponto comum da primeira passagem: a caça dos adversários. Foi ao chão por diversas vezes, cinco delas em faltas assinaladas pela arbitragem, e também teve que lidar com enorme vigilância da marcação adversária, principalmente do volante Jean Mangabeira.

O balde de água fria foi ver o gol marcado aos 21 pelo desconhecido atacante Alexandre Jesus, aproveitando cobrança de escanteio. As jogadas áreas, por sinal, viraram um pesadelo neste início de ano.

Revelado pelo Fluminense, Jesus chegou ao Pantera no meio da última temporada, sem custos após o pouco aproveitamento no clube carioca e passagens apagadas por Cruzeiro e Tombense, e decidiu ao marcar o primeiro gol em 2025.

NELSON ALMEIDA / AFP
Neymar substituiu Gabriel Bontempo logo após o intervalo – Nelson Almeida/AFP

Ao todo, segundo estatísticas do Sofascore, Neymar permaneceu por 52 minutos em campo, duas finalizações (sendo uma delas no gol), três chutes bloqueados, duas de quatro tentativas de drible bem sucedidas, 55 ações com a bola, 24 de 28 passes certos (86% das tentativas), dois passes seguidos de finalização, além de seis duelos vencidos entre 11 disputados. Também perdeu a bola em 13 oportunidades.

O tropeço santista ainda deixou em segundo plano o primeiro gol de Tiquinho Soares, marcado de pênalti no primeiro tempo. Neymar pediu entre quatro a cinco jogos para chegar ao seu melhor novamente e, principalmente, paciência a torcedor.

“É uma tristeza terminar o aniversário com o gosto amargo do empate. Só pedir paciência para a torcida, porque esse time vai melhor e dar alegrias”, concluiu, em entrevista à TNT Sports.

Confira os lances:

Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.

Publicidade