Santos demite Odair Hellmann e Brasileirão chega a 8 trocas de técnico
Treinador do Peixe não resistiu à derrota por 2 a 0 no clássico contra o Corinthians, na Vila Belmiro, em mais uma atuação ruim
Odair Hellmann se tornou o oitavo treinador a cair no Campeonato Brasileiro de 2023. O técnico foi demitido pelo Santos após a derrota por 2 a 0 para o Corinthians, na Vila Belmiro, e deixa a equipe alvinegra na 13ª colocação, com três vitórias, quatro empates e quatro derrotas na competição.
Relembre todas as trocas de treinador do Brasileirão:
1 – António Oliveira, Coritiba
A primeira demissão veio logo na primeira rodada. Após levar 3 a 0 do Flamengo no Maracanã, o Coritiba mandou embora o técnico português António Oliveira, que durou apenas quatro meses no cargo, e acertou com Antônio Carlos Zago pouco depois.
2 – Rogério Ceni, São Paulo
Em 19 de abril, foi a vez de o São Paulo anunciar a demissão do ídolo Rogério Ceni, que ficou um ano e meio no comando do time. O anúncio veio mesmo após vitória sobre o venezuelano Puerto Cabello, pela Copa Sul-Americana. Dorival Júnior foi o substituto escolhido.
3 – Fernando Lázaro, Corinthians
Oficializado como treinador do time principal para 2023, Lázaro foi novamente “rebaixado” a auxiliar técnico em 20 de abril, após derrota para o Argentinos Juniors, por 1 a 0, pela Libertadores. Cuca foi anunciado no mesmo dia como substituto, mas…
4 – Cuca, Corinthians
Cuca durou só uma semana no cargo. Após intensa pressão de torcedores por causa de uma condenação do treinador por estupro na Suíça em 1989, ele pediu demissão. A diretoria escolheu Vanderlei Luxemburgo para a sequência da temporada.
5 – Ivo Vieira, Cuiabá
Na quinta rodada, o Cuiabá demitiu o treinador após ser goleado pelo Atlético Mineiro por 4 a 0 no Mineirão e voltar para a zona de rebaixamento. Três dias depois, anunciou outro português, António Oliveira, que havia sido despedido do Coritiba no começo do campeonato.
6 – Eduardo Coudet, Atlético-MG
Após empate com o Bragantino pela décima rodada, o Atlético anunciou a saída de Coudet, que já sofria pressão pela eliminação para o Corinthians na Copa do Brasil. O clube e o treinador ensaiaram uma batalha judicial pelo pagamento ou não da multa rescisória, mas no fim houve acordo entre o argentino e o Galo.
7 – Paulo Turra, Athletico-PR
Com a saída repentina do então diretor técnico Luiz Felipe Scolari para substituir Coudet no Atlético Mineiro, o Athletico Paranaense reagiu demitindo Turra, “fiel escudeiro” de Felipão. Nem mesmo o aproveitamento superior a 73% salvou o treinador da degola.
8 – Odair Hellmann, Santos
A derrota por 2 a 0 para o Corinthians na Vila Belmiro, pela 11ª rodada, foi a gota d’água para Odair no Santos. O treinador foi demitido no dia seguinte, 22 de junho, com o time cinco pontos acima da zona do rebaixamento.