Quem é Luis Henrique, alvo do Flamengo que recusou volta ao Botafogo
Atacante de 20 anos saiu do alvinegro há quase dois anos como promessa, mas teve passagem discreta pelo Olympique de Marselha
O Flamengo está perto de anunciar mais uma contratação para o restante da temporada. O nome da vez é Luis Henrique, atacante revelado pelo Botafogo e que pertence ao Olympique de Marselha. Aos 20 anos, o jogador de lado de campo recusou voltar ao alvinegro e optou pelo lado rubro-negro do Rio de Janeiro por empréstimo de um ano. Agora, aguarda apenas a liberação oficial do clube francês.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!
Desde que deixou o Três Passos Atlético Clube, time do interior do Rio Grande do Sul, e começou a jogar pelas categorias de base do Botafogo, Luis Henrique se destacou. O atacante de velocidade joga pela ponta, com mais ênfase pelo lado esquerdo, e se destaca pela força e habilidade na condução de bola.
Profissionalizado em 2019, fez 21 partidas pela equipe principal do Botafogo. Ao todo, anotou dois gols e cinco assistências. O destaque em um frágil elenco, com apenas 18 anos, fez com que a torcida o tratasse como um alívio em meio à má fase. O assédio da Europa, no entanto, logo encerrou a passagem do atacante por General Severiano.
Luis Henrique pertencia ao TAC-RS e tinha 40% dos direitos econômicos ligados ao Botafogo. Assim, quando o Olympique de Marselha efetuou a compra, em setembro de 2020, o valor totalizou 8 milhões de euros (51 milhões de reais na cotação da época). Um acordo contratual, detalhado pelo clube em 2020, afirmou que o time carioca havia recebido somente 3,9 milhões de euros, cerca de 25 milhões de reais.
O atacante, entretanto, não brilhou na França. Há quase dois anos no Olympique, fez 49 partidas e marcou apenas um gol, além de seis assistências. Foi titular apenas 17 vezes e recebeu, ao todo, 1.691 minutos, o equivalente a 18 jogos completos.
O Flamengo, em busca de um atacante para substituir Bruno Henrique, lesionado e sem previsão de volta neste ano, entrou em contato com Luis Henrique. Segundo a imprensa europeia, o Botafogo já negociava com o atacante, mas a escolha foi pelo rival do clube que o revelou. Próximo do Rubro-Negro, pode ser mais um caso que tentará brilhar no Brasil para reconquistar holofotes no futebol europeu.