Primeiro título brasileiro de Tite teve briga acirrada e reta final perfeita
De volta ao páreo pelo título do Brasileirão com o Flamengo, treinador foi campeão em 2011 com o Corinthians em roteiro semelhante ao atual
A vitória maiúscula do Flamengo sobre o Palmeiras, na última quarta-feira, 8, manteve vivo no torcedor o sonho de conquistar a atual edição do Campeonato Brasileiro. Agora sob comando de Tite, bicampeão da competição em 2011 e 2015, o Rubro-Negro pode se agarrar ao retrospecto do próprio treinador e à similaridade entre o atual campeonato e conquistado por ele há doze anos atrás, quando dirigia o Corinthians.
Na ocasião, Tite estava longe de ser uma unanimidade no Timão, especialmente após ser eliminado nas fases preliminares da Libertadores. Porém, mantido no comando técnico, viu a temporada coroada na reta final. Era o início a uma era gloriosa da história alvinegra.
Em um campeonato com times brigando ponto a ponto pelo topo, a situação se embolou ainda mais quando na 33ª rodada, a cinco jogo do fim, o Corinthians perdeu para o América Mineiro.
Com o resultado, o Timão fechou na liderança, com 58 pontos, assim como o vice-líder Vasco, seguido por Fluminense, com 56. Botafogo e Flamengo, com 55, e até Figueirense, corria por fora com 53.
Ameaçada, a equipe paulista iniciou uma arrancada perfeita na reta final, deixando para trás os concorrentes e levantando o troféu.
O time de Tite sequenciou quatro vitórias – todas por um gol de diferença – e precisou apenas empatar na 38ª rodada, totalizando 86,6% de aproveitamento para garantir a conquista – curiosamente contra o Palmeiras, o maior rival.
A sequência do Corinthians de Tite na reta final do Brasileirão 2011
Corinthians 2 x 1 Athletico-PR
Ceará 0 x 1 Corinthians
Corinthians 2 x 1 Atlético-MG
Figueirense 0 x 1 Corinthians
Corinthians 0 x 0 Palmeiras
Doze anos depois, mais vitorioso e com duas participações em Copas do Mundo pela seleção brasileira, Tite agora alimenta o sonho do Flamengo conquistar o Brasileirão. Para isso, além de torcer para tropeços de rivais, o time carioca precisa de uma reta final perfeita, aos moldes de 2011.
Segundo projeções da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Flamengo tem 5,4% de chance de título. Por outro lado, uma estatística anima o lado flamenguista: se Tite repetir o aproveitamento da reta final de 2011 (86,6%) nesta temporada, o Rubro-Negro alcança 72 pontos, marca que representa 95,3% de probabilidade de levantar o caneco.
Até o fim da competição, o Flamengo tem os seguintes jogos: Fluminense (casa), Red Bull Bragantino (casa), América Mineiro (fora), Atlético Mineiro (casa), Cuiabá (casa) e São Paulo (fora).
A equipe ocupa a quinta colocação, com 56 pontos, três a menos que o líder Botafogo. O alvinegro, contudo, enfrenta o Grêmio, atual quarto lugar, nesta quinta-feira, 9, e pode ampliar a vantagem.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.