A final da Série C do Campeonato Brasileiro acontece neste sábado, 25, e pode consagrar um campeão nacional inédito. A Ponte Preta busca seu primeiro título em 125 anos de história e para isso vai precisar vencer o Londrina dentro de casa, no Moisés Lucarelli. O jogo acontece a partir das 17h (de Brasília).

Esta não é a primeira vez que a Macaca tem a chance de fazer história. O time campineiro já bateu inúmeras vezes e foi até vice-campeão continental. Relembre outras campanhas de destaque:

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Ponte Preta comemora o acesso à Série B do Brasileiro - Divulgação / Ponte

Ponte Preta comemora o acesso à Série B do Brasileiro – Divulgação / Ponte

Paulistão e os vice-campeonatos

Entre os mais antigos times de futebol da América do Sul, com 125 anos de história, a Ponte Preta se tornou também um dos grandes do interior paulista. A tradição da Macaca no campeonato estadual foi construída ao longo da história em finais marcantes.

Apesar de nunca ter vencido o Paulistão, foi finalista e vice-campeão em sete oportunidades (1929, 1970, 1977, 1979, 1981, 2008 e 2017). A equipe campineira perdeu o título quatro vezes para o Corinthians, duas para o São Paulo e uma para o Palmeiras.

Torneio Integração Nacional (1971)

Na década de 70, a Ponte Preta disputou o Torneio Integração Nacional, organizado pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos). A competição tinha âmbito nacional e funcionava como uma espécie de Série B. Ao todo, 16 clubes disputaram a competição e a Ponte foi finalista com o Atlético-GO. Após três jogos e uma vitória para cada lado, o empate na finalíssima terminou com título goiano na prorrogação.

Campeonato Brasileiro (1981)

Uma década após o Torneio Integração, a Ponte Preta disputou a elite nacional no que era chamada Taça de Ouro. A Macaca foi vice-líder na 1ª fase, atrás somente do Vasco. Na fase seguinte, liderou o grupo com Santa Cruz, Bahia e Corinthians, e avançou.

No mata-mata, a Ponte eliminou o Náutico e o Vasco, e acabou caindo nas semifinais para o Grêmio, futuro campeão. A equipe campineira foi 3ª colocada geral.

Time da Macaca em 1971, vice-campeão do Torneio Integração Nacional - Divulgação / Ponte Press

Time da Macaca em 1971, vice-campeão do Torneio Integração Nacional – Divulgação / Ponte Press

Campeonato Brasileiro Série B (1997 e 2014)

Na segunda divisão brasileira, a Ponte Preta bateu na trave duas vezes. A primeira em 1997, quando avançou na 1ª e 2ª fase, mas no quadrangular final acabou vice-campeão atrás do América-MG. Em 2014, já nos pontos corridos, a Ponte ficou apenas um ponto atrás do campeão Joinville.

Copa do Brasil (2001)

Liderada por Washington, o Coração Valente, a Ponte Preta foi longe na Copa do Brasil de 2001 e chegou a sonhar com o título inédito. Eliminou o Castanhal, Gama, Remo e Fortaleza, avançando até às semifinais. Em clássico paulista, mais uma vez acabou eliminado para o Corinthians e precisou se contentar com a 3ª colocação na Copa.

Copa Sul-Americana (2013)

A campanha mais inédita na história da Ponte Preta aconteceu em 2013, na Copa Sul-Americana. A equipe campineira surpreendeu e foi avançando na competição até chegar à final. No meio do caminho, eliminou o Criciúma, o Deportivo Pasto, Vélez Sarsfield e até o São Paulo em clássico na semifinal.

Na grande final, empatou por 1 a 1 contra o Lanús, no Pacaembu, e acabou derrotada na volta por 2 a 0, em Ciudad de Lanús. O time pontepretano da época tinha nomes como Uendel, Fellipe Bastos, Fernando Bob e Rildo, comandados pelo técnico Jorginho.

Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.