Lage, Ceni, Gallardo, Alonso…: as opções para o Botafogo repor Luís Castro
Treinador português recebeu proposta do Al-Nassr, da Arábia Saudita, e clube aguarda decisão já mirando possível substituto; confira a lista
Apesar do momento embalado na temporada, na liderança isolada com sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado no Campeonato Brasileiro, o Botafogo vive a apreensão de uma possível saída do técnico Luís Castro. O treinador português deve responder à proposta do Al Nassr, da Arábia Saudita, nos próximos dias e o clube alvinegro já começa a olhar o mercado em busca de um novo treinador.
A oferta milionária da equipe onde atua Cristiano Ronaldo foi oficializada nesta semana e envolve salário de 6 milhões de euros (cerca de 32 milhões de reais) e até mesmo uma mansão no país saudita. A expectativa é de que o treinador português decida seu futuro nos próximos dias.
Castro chegou ao Botafogo há pouco mais de um ano e vive seu melhor momento no clube de General Severiano. Sob seu comando, a equipe é atual líder do Campeonato Brasileiro, com 10 vitórias em 12 jogos, e primeiro colocado do grupo da Copa Sul-Americano. O vínculo do português com o Glorioso é válido até dezembro deste ano.
Enquanto o Bota se adianta e olha as opões no mercado, o Vasco busca um substituto para Maurício Barbieri, demitido no último dia 22. São alguns dos técnicos livres no mercado Rogério Ceni, Jorge Jesus, Tite, Roger Machado e Bruno Lage. Confira a lista completa:
Rogério Ceni
Demitido do São Paulo recentemente, Rogério Ceni teve passagens vitoriosas por Fortaleza e Flamengo. Ainda jovem na função, é tratado como promissor. Pesa contra ele a fama de ter dificuldades em gerir elencos.
Jorge Jesus
Oficialmente fora do Fenerbahce, o ídolo da torcida do Flamengo não tem futuro definido. Cogitado em seleções mundo afora, como a brasileira e a saudita, o português afirmou não ter fechado com ninguém.
Tite
Depois de seis anos à frente da seleção brasileira, Tite está sem clube desde a decepção na Copa do Mundo. Sem planos de trabalhar no Brasil, teria que ser convencido a assumir um projeto no país.
Roger Machado
De grande histórico pelo Grêmio, Roger está sem clube desde setembro de 2022. É tetracampeão estadual em passagens pelo próprio Atlético Mineiro, além de Bahia e Palmeiras.
Marcelo Gallardo
Histórico treinador do River Plate, Gallardo não aceitou nenhuma proposta desde que deixou o clube, em outubro de 2022. Cobiçado por seleções e na Europa, segue livre no mercado.
Diego Alonso
Treinador do Uruguai na Copa do Mundo de 2022, Alonso teve seus melhores trabalhos no México. Venceu a Champions da Concacaf por Pachuca e Monterrey.
Bruno Lage
De trabalhos em Benfica e Wolverhampton, o português de 47 anos está livre. Conquistou um Campeonato Português pelos encarnados e foi nome bastante especulado no Atlético-MG mês passado.
Reinaldo Rueda
Ex-Flamengo, Rueda ostenta um título da Libertadores com o Atlético Nacional, da Colômbia. Desde que deixou a seleção de seu país, está desempregado há um ano.
Tata Martino
De passagens por Barcelona e seleção argentina, Tata Martino deixou a seleção mexicana em novembro, após a Copa do Mundo. O técnico foi cotado em times sul-americanos recentemente e pelo Inter Miami, nova equipe de Messi.
Paulo Bento
Ex-jogador com passagens pela seleção portuguesa, Bento já foi treinador do Cruzeiro, em 2016. O último trabalho foi na Coreia do Sul, que terminou logo após a Copa de 2022.
Gustavo Alfaro
Experiente no futebol argentino, comando a seleção equatoriana no Mundial do Catar. Deixou o cargo após quase três anos.
Domènec Torrent
Auxiliar de Pep Guardiola durante anos, não emplacou no Brasil durante passagem pelo Flamengo. O último trabalho foi um curto período no turco Galatasaray.