O clima é de decisão na Serra Gaúcha, mas com pesos opostos para os envolvidos. Nesta quarta-feira, 3 de dezembro, o Juventude recebe o Santos no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2025. A bola rola às 19h30 (de Brasília) em um confronto que coloca frente a frente um time que já planeja a próxima temporada e outro que joga a vida para permanecer na elite.

PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital

Cenário: despedida e luta pela sobrevivência

A partida no Alfredo Jaconi apresenta realidades distintas. Para o Juventude, o jogo serve apenas para cumprir tabela. O clube gaúcho, ocupando a 19ª colocação com 34 pontos, já teve seu rebaixamento para a Série B decretado matematicamente após os resultados da 36ª rodada. Com isso, o técnico Thiago Carpini deve utilizar a oportunidade para observar o elenco e iniciar o planejamento para 2026.

Já para o Santos, o confronto é uma verdadeira final. O Peixe ocupa a 16ª posição com 41 pontos, sendo o primeiro time fora da zona de rebaixamento. A equipe paulista tem a mesma pontuação do Internacional, o 17º colocado, mas leva vantagem nos critérios de desempate. Uma vitória é crucial para o Alvinegro Praiano encaminhar sua permanência na Série A e evitar o descenso.

Prováveis escalações e desfalques

No lado do time da casa, o técnico Thiago Carpini conta com o retorno do lateral Igor Formiga, que cumpriu suspensão. Em contrapartida, o meia Caíque está fora pelo terceiro cartão amarelo. Lucas Fernandes, Peixoto, Wilker Ángel e Gilberto são dúvidas por questões físicas. A provável formação do Juventude tem: Jandrei; Igor Formiga, Luan Freitas, Rodrigo Sam e Marcelo Hermes; Jadson, Mandaca e Nenê; Rafael Bilu (Giovanny) e Taliari.

Pelo Santos, o técnico Juan Pablo Vojvoda tem um desfalque confirmado: o lateral-esquerdo Gonzalo Escobar, que sofreu lesão muscular e não atua mais em 2025. A esperança da torcida recai sobre Neymar, que, mesmo lidando com questões físicas, tem atuado no sacrifício nesta reta final. O atacante Tiquinho Soares é dúvida devido a um desconforto no joelho. O Peixe deve ir a campo com: Gabriel Brazão; Igor Vinicius, Adonis Frías, Zé Ivaldo e Souza; João Schmidt, Willian Arão e Barreal; Guilherme, Neymar e Lautaro Díaz (Tiquinho Soares).

Onde assistir ao jogo

O duelo decisivo desta quarta-feira terá transmissão exclusiva via streaming. Os torcedores poderão acompanhar a partida ao vivo pelo .