Fim da novela: Tite é o novo técnico do Flamengo
Técnico da seleção nas duas últimas Copas decide retornar ao futebol de clubes e assume o Rubro-Negro até o fim de 2024
O Flamengo anunciou nesta segunda-feira, 9, a contratação de Adenor Leonardo Bacchi, o Tite. O experiente técnico de 62 anos estava sem clube desde dezembro do último ano, após a eliminação da seleção brasileira nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar.
O Clube de Regatas do Flamengo informa que fechou acordo com o técnico Tite para comandar o elenco profissional. O treinador assinou contrato até dezembro de 2024 e inicia o trabalho no Rubro-Negro a partir de amanhã.
A comissão técnica do novo comandante contará com os… pic.twitter.com/2InjKMkoKt
— Flamengo (@Flamengo) October 9, 2023
A chegada ao Rubro-Negro marca um retorno do treinador ao mercado dos clubes depois de longos sete anos – quando deixou o Corinthians, em junho de 2016, para assumir o Brasil nas Eliminatórias para a Copa de 2018.
A ida para o Rio de Janeiro atende ao lobby de sua comissão técnica de trabalhar pela primeira vez em um clube da cidade. O contrato será até dezembro de 2024, data que também culmina com o fim do mandato do presidente Rodolfo Landim.
Em entrevista exclusiva a PLACAR, em setembro do último ano, Tite e o auxiliar Cleber Xavier admitiram a vontade de trabalhar no futebol carioca pouco após ser questionado se enfrentava rejeição de torcedores no estado.
“Tu vê que interessante a tua pergunta. Sabe por quê? Todos os dias, ou pelo menos cinco dias por semana, eu e a minha esposa caminhamos no calçadão. É o nosso hábito. E eu nunca tive um desrespeito por parte do torcedor. A não ser por aqueles que falam: ‘ô, Tite, ó o Pedro. Ô, Tite, ó o Gabigol’. Mas não com aquela agressividade. Quando eu viro para dar resposta, a minha esposa aperta a minha mão. É a deixa, só registro. É um respeito muito legal”, disse o treinador, que teve a fala completada por Xavier:
“A gente sempre pensou [em trabalhar no Rio de Janeiro]. Fomos do Rio Grande do Sul para São Paulo, em São Caetano. Aí fomos para Minas, aí voltamos para o Sul no Inter. Fomos para os Emirados, depois o Corinthians, mas sempre pensamos em trabalhar em clubes do Rio. Foram várias oportunidades, vários convites. Acho que dos quatro clubes do Rio recebemos convites de todos, só não virou real porque não era o momento e tivemos outras opções”.
O Flamengo criou otimismo por um final feliz na “Operação Tite” após sinalizações positivas do técnico e de seu empresário Gilmar Veloz. As negociações começaram há cerca de um mês, com detalhes do contrato sendo discutidos com cautela, incluindo salário e bônus por premiação, considerando também a necessidade de reformulação no futebol.
A paralisação de jogos no Brasileirão devido às Eliminatórias da Copa de 2026 foi vista como oportunidade ideal para o novo técnico conhecer o elenco e iniciar o trabalho.
Tite, por sinal, era o principal desejo de torcedores corintianos, mas as negociações com ele não avançaram devido ao iminente acerto com o clube carioca. O Timão contratou Mano Menezes.
O Flamengo é o quinto colocado do Campeonato Brasileiro e ainda tem chances matemáticas de título. No entanto, a 11 pontos do líder Botafogo, o Rubro-Negro está próximo de encerrar a temporada sem um troféu, tendo em vista que já foi eliminado em todas as outras competições do ano.
Tite esteve à frente da seleção brasileira entre 2016 e 2022, tendo conquistado a Copa América de 2019. Ídolo no Corinthians, o treinador havia descartado inicialmente a possibilidade de assumir uma outra equipe do país neste momento, mas acabou frustrado pela falta de propostas de equipes europeias consideradas interessantes.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.