Fifa suspende Lucero e bane Fortaleza de contratar por um ano
Tribunal da entidade acatou pedido do Colo-Colo e puniu o atacante com suspensão de quatro meses; clube vai recorrer
O Tribunal de Demandas da Fifa decidiu nesta terça-feira, 8, punir o Fortaleza e o atacante argentino Martín Lucero na ação movida pelo Colo-Colo na contratação do atleta. A decisão da entidade prevê que o clube cearense não contrate jogadores por duas janelas de transferências, já Lucero deverá cumprir suspensão de quatro meses. O Fortaleza diz que vai recorrer da punição.
“O Fortaleza Esporte Clube, na presente data, foi surpreendido com a decisão emitida pelo Tribunal de Demandas da FIFA acerca da ação ajuizada pelo Club Social y Deportivo Colo Colo, em desfavor do Fortaleza EC e do atleta Juan Martín Lucero. O Fortaleza EC reafirma que tratou com o atleta Juan Martin Lucero, em condição de jogador livre, e mediante a devida comprovação documental. Informa, por fim, que o recurso cabível à referida decisão, à Corte Arbitral do Esporte, já se encontra em vias de elaboração e será apresentado em tempo hábil”, explicou o clube em nota.
Com isso, o camisa 9 da equipe já fica de fora da partida desta terça contra o Libertad-PAR pelas oitavas de final da Sul-Americana.
Em abril, o Colo-Colo entrou com uma ação contra o Fortaleza e também contra Martín Lucero acusando a equipe cearense de ter aliciado o jogador para rescindir seu contrato, que vencia em dezembro de 2025.
Ainda segundo o clube chileno, Lucero não tinha cláusula de rescisão e alega que o Fortaleza teria então induzido a rescisão para assinar com a equipe.
Na ação, o Colo-Colo pediu uma multa de 10 milhões de reais e solicitou o afastamento do jogador por pelo menos quatro meses. A decisão da Fifa, agora, cabe recurso.