CBF divulga áudio de pênalti polêmico em Soteldo: ‘Calça na passada’
Anderson Daronco e responsável pelo VAR concordam em marcação de lance que decidiu o clássico no domingo; entidade não fala em erro
A CBF divulgou na manhã desta segunda-feira, 30, o áudio do VAR com a checagem do pênalti cometido pelo zagueiro uruguaio Bruno Méndez no meia-atacante venezuelano Yeferson Soteldo, já nos minutos finais do empate por 1 a 1 entre Corinthians e Santos, na Neo Química Arena, no último domingo, 29, em confronto pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O polêmico lance gerou inúmeras reclamações dos corintianos e assegurou a igualdade no placar para o time santista
No diálogo, o árbitro Anderson Daronco admite a Wagner Reway, responsável pelo VAR, não ter visto a jogada por estar encoberto. O lance aconteceu aos 48 minutos do segundo tempo.
“Reway, eu não vejo se tem toque no pé. Se tem pisão, eu quero ver. Não vejo se tem o toque no pé porque estou encoberto. Se tem pisão, quero ver”, disse Daronco.
“O jogador (Bruno Méndez) põe o pé exatamente na passada do atleta do Santos. Recomendamos revisão para o possível penal”, responde o VAR.
“Vou te mostrar o lance. Primeiro por aquela de baixo primeiro. Ele põe o pé na passada do jogador, ok? Vou te dar outro ângulo de novo, que dá para ver pouco o contato, mas dá para ver o movimento. Aquela de cima. Dá o play”, completa.
Após a primeira observação no monitor, Daronco afirma: “com esse toque ele acaba calçando. Reway concorda: “Exatamente. Ele põe o pé na passada do jogador e calça a passada dele”
Daronco, então, chega ao veredito: “O jogador número 25 calça na passada. A decisão é tiro penal sem cartão amarelo”.
O pênalti foi convertido pelo atacante colombiano Stiven Mendoza, mas gerou uma série de protestos de integrantes da diretoria do clube paulista, jogadores e do técnico Mano Menezes.
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a Placar nas mídias sociais.