Publicidade
Publicidade

Brasileirão: São Paulo atropela Santos e entra no G4; Fla-Flu termina zerado

Empate no clássico carioca, com direito a polêmicas de VAR, fez Botafogo ampliar a vantagem na liderança na 15ª rodada

Em um domingo, 16, de clássicos pelo Brasileirão 2023, o Tricolor paulista foi quem mais comemorou. O São Paulo goleou o Santos por 4 a 1 no Morumbi e entrou no G4 da competição na 15ª rodada. Já Flamengo e Fluminense ficaram no 0 a 0, em jogo quente e com intervenções decisivas do VAR, no Maracanã. Com os resultados, o Botafogo abriu vantagem na liderança nesta 15ª rodada.

Publicidade

No Morumbi, o São Paulo manteve o embalo depois da classificação à semifinal da Copa do Brasil, graças a mais uma atuação decisiva de Jonathan Calleri. O argentino marcou duas vezes na primeira etapa, o primeiro em cobrança de pênalti sofrido por ele próprio, e o segundo em bonita cabeçada. O Tricolor quase ampliou no que seria um gol antológico: Michel Araújo arriscou do meio-campo e a bola explodiu no travessão.

Na segunda etapa, David, após assistência de Rodrigo Nestor, e Alexandre Pato, completando bela combinação com Erison. Foi o primeiro gol do veterano atacante em seu retorno ao Morumbi, para delírio dos mais de 58.127 presentes, recorde de público do ano no Morumbi. Já no fim, Marcos Leonardo diminuiu de pênalti.

Publicidade

Com o triunfo, o São Paulo entrou no G4, com 25 pontos, 14 a menos que o líder Botafogo. Já o Santos, com 16, é o 14º colocado, com cinco pontos a mais que o Goiás, melhor entre os times que ocupam a zona de rebaixamento, e que enfrenta o Atlético-MG no fechamento da rodada, na segunda-feira, 17. Na próxima rodada, o São Paulo visita o Cuiabá enquanto o Santos recebe o líder Botafogo.

No Maracanã, o Fla-Flu terminou empatado em 0 a 0 em um clássico quente, com gols anulados, 11 cartões amarelos e expulsão. No primeiro tempo, a melhor chance foi do Fluminense, em cabeçada para fora de Germán Cano após belo passe de Paulo Henrique Ganso. No segundo tempo, o Tricolor chegou a balançar as redes, com John Arias, mas o VAR chamou o árbitro Sávio Pereira Sampaio para rever falta na origem da jogada.

No fim, foi a vez de o Flamengo ter o grito de gol impedido pela tecnologia. Gabriel Barbosa, o Gabigol, marcou em chute de canhota da entrada da área, mas foi assinalada uma falta de Pablo em Cano início da jogada. No fim do jogo, novamente com auxílio do VAR, o atacante Luiz Araújo foi expulso por uma pancada em Marcelo logo após levar uma caneta.

Publicidade

Com o empate, o Flamengo foi a 27 pontos, ainda na segunda colocação, agora com 12 pontos a menos que o líder Botafogo e um a mais que o Grêmio, que teve partida contra o Corinthians adiada. O Fluminense, por sua vez, caiu para a quinta colocação, com 25 pontos. Na 16ª rodada, o Flamengo recebe o América-MG e o Fluminense visita o Coritiba.

 

Publicidade