1/10 Vitor Belfort durante a pesagem oficial que promove o UFC Fight Night, em Goiânia, que acontece no sábado (9) (Joel Rodrigues/Frame/Folhapress/VEJA)
2/10 Pesagem do UFC em Goiânia: Vitor Belfort x Dan Henderson (Reprodução/VEJA)
3/10 Pesagem do UFC em Goiânia: Vitor Belfort x Dan Henderson (Reprodução/VEJA)
4/10 Pesagem do UFC em Goiânia: Vitor Belfort (Reprodução/VEJA)
5/10 Pesagem do UFC em Goiânia: Dan Henderson (Reprodução/VEJA)
6/10 Pesagem do UFC em Goiânia: Cezar Mutante x Daniel Sarafian (Reprodução/VEJA)
7/10 Pesagem do UFC em Goiânia: Rafael Feijão x Igor Pokrajac (Reprodução/VEJA)
8/10 Pesagem do UFC em Goiânia: Paulo Thiago x Brendon Thatch (Reprodução/VEJA)
9/10 Pesagem do UFC em Goiânia: Santiago Ponzinibbio x Ryan LaFlare (Reprodução/VEJA)
10/10 Pesagem do UFC em Goiânia: Rony Jason x Jeremy Stephens (Reprodução/VEJA)
O brasileiro precisa ter cuidado com as quedas de wrestling do rival Dan Henderson, ex-campeão do Pride e Strikeforce. O americano fará de tudo para derrubar o carioca
O brasileiro Vitor Belfort fará sua terceira luta consecutiva no país na noite deste sábado, no UFC em Goiânia, o último evento do torneio no Brasil em 2013. O adversário é o americano Dan Henderson, 43 anos. Com um excelente retrospecto recente – cinco vitórias nas últimas sete lutas, com derrotas apenas para os campeões Anderson Silva e Jon Jones -, o carioca de 36 anos lutará na categoria meio-pesado, mas a vitória deve garantir uma chance de disputar o cinturão dos médios em 2014 (o atual campeão da divisão é o americano Chris Weidman, que luta contra Anderson Silva em dezembro). Já na reta final da carreira, talvez essa seja a última grande chance de Belfort conquistar mais um título do UFC (ele já foi campeão dos pesados e dos meio-pesados). Na segunda luta mais importante da noite, Cezar Mutante e Daniel Sarafian fazem o duelo que os fãs tanto esperavam na final da primeira edição brasileira do reality show The Ultimate Fighter (Sarafian se lesionou durante os treinos e o combate acabou não acontecendo).
A assessoria do UFC não revela os números da bilheteria, mas restam poucos ingressos para a noite de lutas deste sábado – até a sexta, estavam disponíveis apenas as entradas mais baratas (e mais distantes do octógono). Localizada ao lado do Estádio Serra Dourada, a Goiânia Arena tem capacidade para cerca de 10.000 torcedores. Qualquer que seja o público total da noite, o certo é que a imensa maioria estará torcendo pelo carioca Vitor Belfort, que entra como favorito no duelo. O brasileiro precisa ter cuidado com as quedas de wrestling do rival Dan Henderson, ex-campeão do Pride e Strikeforce. O americano fará de tudo para derrubar o carioca e aproveitar o ground and pound para sair vitorioso. Belfort, contudo, garante que não deixará isso acontecer. Com belas vitórias em seus dois últimos combates (chute alto em Michael Bisping e chute rodado em Luke Rockhold), o brasileiro deve continuar agressivo no octógono para conseguir mais uma vez acabar com a luta por nocaute ainda nos primeiros rounds. Se vencer, Vitor Belfort tem a palavra de Dana White de que será o próximo desafiante ao cinturão dos médios.
Na segunda luta mais importante deste sábado, os dois destaques da primeira edição do The Ultimate Fighter finalmente ficarão frente a frente. Pupilo de Vitor Belfort, o mineiro Cezar Mutante foi campeão do programa depois de vencer Serginho Moraes. Mas seu adversário deveria ser o paulista Daniel Sarafian, aluno de Demian Maia, que se lesionou nos treinos. Desde que encerraram a primeira temporada do reality show brasileiro, em junho de 2012, os dois eram frequentemente questionados sobre a luta, mas sempre evitavam falar sobre o assunto. Antes de o confronto ser confirmado, Mutante voltou ao UFC e venceu Thiago Marreta, enquanto Sarafian perdeu para CB Dollaway em sua estreia, mas depois finalizou Eddie Mendez. Outra luta esperada pelos fãs é a do argentino Santiago Ponzinibbio, que se classificou para a final da segunda temporada brasileira do The Ultimate Fighter, mas ficou fora da disputa por causa de lesão. Ponzinibbio enfrenta o americano Ryan LaFlare, nos médios. O UFC já confirmou que pretende desembarcar na Argentina nos próximos anos e uma vitória do atleta pode ser positiva para os negócios do torneio na América do Sul.
1/54 Vitor Belfort (à esq.) e Dan Henderson em foto para divulgar o UFC em Goiânia (Inovafoto/UFC/VEJA)
2/54 Vítor Belfort vai à praia, na Barra da Tijuca, com os filhos (Reprodução/VEJA)
3/54 O brasileiro Vitor Belfort vence o americano Luke Rockhold no UFC Jaraguá do Sul, norte de Santa Catarina (Ivan Pacheco/VEJA)
4/54 O brasileiro Vitor Belfort vence o americano Luke Rockhold no UFC Jaraguá do Sul, norte de Santa Catarina (Ivan Pacheco/VEJA)
5/54 O brasileiro Vitor Belfort vence o americano Luke Rockhold no UFC Jaraguá do Sul, norte de Santa Catarina (Ivan Pacheco/VEJA)
6/54 O brasileiro Vitor Belfort vence o americano Luke Rockhold no UFC Jaraguá do Sul, norte de Santa Catarina (Ivan Pacheco/VEJA)
7/54 O brasileiro Vitor Belfort vence o americano Luke Rockhold no UFC Jaraguá do Sul, norte de Santa Catarina (Ivan Pacheco/VEJA)
8/54 O brasileiro Vitor Belfort vence o americano Luke Rockhold no UFC Jaraguá do Sul, norte de Santa Catarina (Ivan Pacheco/VEJA)
9/54 O brasileiro Vitor Belfort vence o americano Luke Rockhold no UFC Jaraguá do Sul, norte de Santa Catarina (Ivan Pacheco/VEJA)
10/54 Vitor Belfort nocauteou Michael Bisping no UFC SP, no ginásio do Ibirapuera (Ivan Pacheco/VEJA)
11/54 Vitor Belfort treina boxe no octógono montado embaixo do Viaduto do Chá, em São Paulo (Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images/VEJA)
12/54 Vitor Belfort nocauteia Michael Bisping no UFC SP, no ginásio do Ibirapuera (Ivan Pacheco/VEJA)
13/54 Vitor Belfort nocauteia Michael Bisping no UFC SP, no ginásio do Ibirapuera (Ivan Pacheco/VEJA)
14/54 Vitor Belfort nocauteia Michael Bisping no UFC SP, no ginásio do Ibirapuera (Ivan Pacheco/VEJA)
15/54 <br><br> Vitor Belfort e Michael Bisping durante UFC São Paulo no ginásio do Ibirapuera (Ivan Pacheco/VEJA)
16/54 Vitor Belfort durante pesagem do UFC São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera (Ivan Pacheco/VEJA)
17/54 Vitor Belfort durante pesagem do UFC São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera (Ivan Pacheco/VEJA)
18/54 Vitor Belfort e Michael Bisping durante entrevista coletiva do UFC (Adriana Spaca/Brazil Photo Press /Folhapress/VEJA)
19/54 Vitor Belfort treina boxe no octógono montado embaixo do Viaduto do Chá, em São Paulo, na manhã desta quarta-feira (16) (Ivan Pacheco/VEJA)
20/54 Vitor Belfort durante treino no Vale do Anhangabaú, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA)
21/54 O inglês Michael Bisping e Vitor Belfort em foto para divulgação do UFC São Paulo, em 19 de janeiro (Wander Roberto / UFC/VEJA)
22/54 Jon Jones contra Vitor Belfort no UFC 152, em Toronto (Al Bello/Zuffa LLC/Divulgação/VEJA)
23/54 Jon Jones contra Vitor Belfort no UFC 152, em Toronto (Al Bello/Zuffa LLC/Divulgação/VEJA)
24/54 Jon Jones contra Vitor Belfort no UFC 152, em Toronto (Al Bello/Zuffa LLC/Divulgação/VEJA)
25/54 Jon Jones (à esq.) e o brasileiro Vitor Belfort na pesagem para o UFC 152 (Reprodução/UFC/VEJA)
26/54 Vitor Belfort venceu Rich Franklin no UFC 103 (Divulgação/UFC/VEJA)
27/54 Vitor Belfort treina com Rashad Evans no Jaco Hybrid Training Center em Delray Beach, Flórida (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
28/54 Vitor Belfort se prepara para enfrentar Jon Jones pelo UFC 152 em Toronto, Canadá (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
29/54 Vitor Belfort se prepara para enfrentar Jon Jones pelo UFC 152 em Toronto, Canadá (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
30/54 Vitor Belfort se prepara para enfrentar Jon Jones pelo UFC 152 em Toronto, Canadá (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
31/54 Vitor Belfort se prepara para enfrentar Jon Jones pelo UFC 152 em Toronto, Canadá (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
32/54 Vitor Belfort se prepara para enfrentar Jon Jones pelo UFC 152 em Toronto, Canadá (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
33/54 Vitor Belfort treina no Jaco Hybrid Training Center em Delray Beach, Flórida (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
34/54 Vitor Belfort se prepara para enfrentar Jon Jones pelo UFC 152 em Toronto, Canadá (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
35/54 Vitor Belfort treina no Jaco Hybrid Training Center em Delray Beach, Flórida (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
36/54 <br><br> Vitor Belfort se prepara para enfrentar Jon Jones pelo UFC 152 em Toronto, Canadá<br><br> (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
37/54 Vitor Belfort treina no Jaco Hybrid Training Center em Delray Beach, Flórida (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
38/54 Vitor Belfort treina no Jaco Hybrid Training Center em Delray Beach, Flórida (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
39/54 Vitor Belfort treina no Jaco Hybrid Training Center em Delray Beach, Flórida (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
40/54 Vitor Belfort treina com Rashad Evans no Jaco Hybrid Training Center em Delray Beach, Flórida (Chris Trotman/Getty Images/VEJA)
41/54 Vitor Belfort comemora sua vitória contra Anthony Johnson, no UFC Rio 2012 (Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC/Getty Images/VEJA)
42/54 Com a mulher, Joana Prado, Vitor Belfort comemora sua vitória contra Anthony Johnson, no UFC Rio 2012 (Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC/Getty Images/VEJA)
43/54 Vitor Belfort comemora sua vitória contra Anthony Johnson, no UFC Rio 2012 (Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC/Getty Images/VEJA)
44/54 Vitor Belfort comemora sua vitória contra Anthony Johnson, no UFC Rio 2012 (Felipe Dana/AP/VEJA)
45/54 Treino do lutador Vitor Belfort em arena montada pelo UFC na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro (Marcos Michael/VEJA)
46/54 Em agosto de 2010, Vitor Belfort visitou o Flamengo, seu time do coração – mas o lutador, que chegou a jogar nas categorias de base na Gávea, diz preferir não misturar sua ligação pessoal com o clube e sua carreira como profissional do MMA (Reprodução/VEJA)
47/54 Anderson Silva (à esq.) e Vitor Belfort em encarada antes da luta principal do UFC 126 (Divulgação/UFC/VEJA)
48/54 Anderson Silva nocauteia Vitor Belfort no UFC 126 (Julie Jacobson/AP/VEJA)
49/54 Anderson Silva acerta chute que levou Vitor Belfort a nocaute técnico no UFC 126, em Las Vegas (James Law/Zuffa LLC/Getty Images/VEJA)
50/54 Vitor Belfort cercado por fãs na Rocinha: promessa de abertura de academia do UFC na favela carioca (Davi Correia/VEJA)
51/54 Vitor Belfort caminha pelas ruas do Cantagalo e recebe o carinho dos fãs (Rodrigo dos Anjos / AgNews/VEJA)
52/54 Vitor Belfort nocauteia o japonês Yoshihiro Akiyama ainda no 1º round, durante o UFC 133 – 06/08/2011 (Divulgação/UFC/VEJA)
53/54 Vitor Belfort treina nos Estados Unidos (Divulgação/VEJA)
54/54 Vitor Belfort ficou quatro anos sem participar do UFC – Ultimate Fighting Championship -, entre 2005 e 2009. (veja.com/VEJA)