Entidade publicou análise do lance em vídeo; expulsão de Plata no segundo tempo condicionou reta final de jogo contra o Estudiantes
A Conmebol publicou nesta sexta-feira, 19, a análise do lance polêmico entre Flamengo e Estudiantes, pelas quartas de final da Copa Libertadores. A entidade reconheceu que a decisão da arbitragem em expulsar o jogador rubro-negro Gonzalo Plata foi um erro.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
“O atacante rubro-negro joga a bola. Posteriormente, o defensor de camisa branca chuta a bola e ambos caem no chão, não configurando infração do atacante. O árbitro observa a ação e sanciona incorretamente o jogador rubro-negro, expulsando por duplo cartão”, diz a análise em vídeo.
A Conmebol ainda explicou a ausência do VAR no episódio: “Vale esclarecer que, de acordo com o protocolo e as regras do jogo, o VAR poderá interferir apenas em incidentes das quatro considerações revisáveis, que são gols, pênaltis, cartão vermelho direto e confusão de identidade. Por não configurar nenhum desses incidentes, já que não é uma infração de cartão vermelho direto, o VAR não pode interferir”.
As críticas de Flamengo e Filipe Luís à arbitragem: “Que não apite mais Libertadores”
O Flamengo deve recorrer a Conmebol para anular o cartão vermelho aplicado a Gonzalo Plata. O pedido deve ganhar ainda mais força com a entidade reconhecendo o erro do árbitro Andres Rojas.
Entende-se que há jurisprudência para a anulação do cartão e consequentemente a suspensão do jogador. O cenário já se repetiu em outras edições. Em 2014, o San Lorenzo reverteu a expulsão de Romagnoli no confronto contra o Cruzeiro; e em 2018, foi a vez do Cruzeiro recorrer e anular a expulsão de Dedé contra o Boca Juniors.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app