Apesar de cinco times já classificados e outros dois rebaixados, primeira fase ainda reserva luta por acesso e contra a queda
A Série C do Campeonato Brasileiro está em momento decisivo. Neste sábado, 30, a última rodada da primeira fase será disputada, com partidas que definirão quem segue sonhando com o acesso e quem será rebaixado.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Em toda a tabela, o Caxias é o único que já sabe sua posição final, tendo em vista a liderança com quatro pontos de vantagem. Garantido no grupo B da segunda fase, o time da Serra Gaúcha encerra a fase inicial no Paraná, contra o Maringá, que precisa pontuar para afastar risco de queda.
Caxias já está garantido na liderança – Vitor Soccol/S.E.R. Caxias
Confirmados na segunda fase, Ponte Preta, Náutico, Londrina e São Bernardo ainda não conhecem suas colocações finais. O fator, que interfere em qual quadrangular cada clube estará na sequênca, será definido na última rodada.
Vice-líder com 33 pontos, a Macaca recebe o Tubarão, que é quarto colocado com 30 pontos. No entanto, por ter 10 vitórias, a Ponte não pode ser ultrapassada pelo time paranaense, que somou oito êxitos e pode avançar apenas mais uma posição.
Ponte Preta pode mudar de posição na tabela – Joel Filho / PontePress
No entanto, na terceira posição há o Náutico, com 33 pontos e nove vitórias. O clube do Recife joga em casa contra o Ituano, atual oitavo colado (posição limite de classificação), que tem 24 pontos e pode ser eliminado mesmo em caso de vitória.
O risco do Galo de Itu está no Floresta, na nona posição e com o mesmo número de vitórias e saldo de gols (-2). O clube cearense, que sonha em vencer por maior diferença do que o concorrente do interior paulista, recebe o São Bernardo, atual quinto colocado e já classificado, mas almejando subir na classificação.
Também correndo risco de não passar para a próxima fase, Guarani e Brusque são sexto e sétimo colocados, respectivamente. Com 26 pontos, o Bugre visita o já rebaixado Tombense, enquanto o time catarinense, com 25 pontos, recebe o CSA, que tem 22 pontos e sonha em entrar no G-8 – mas ainda corre risco de queda.
Mirar a classificação para a segunda fase também é pauta do Botafogo da Paraíba, 10º colocado com 23 pontos. O Belo, que não depende apenas de si, visita o Anápolis, atual 16º, com 20 pontos, que precisa vencer para não ter chance de rebaixamento.
O Confiança, finalista da Copa do Nordeste, ainda sonha em chegar e enfrenta o já rebaixado Retrô. Com 23 pontos, os sergipano são os 11º colocados e precisam torcer para tropeços de rivais.
Além disso, há dois embates em que equipes podem matar uma a outra ou morrerem juntas. Trata-se de Ypiranga (13º) x Figueirense (12º) e ABC (18º) x Itabaiana (17º).
🔥 E assim ficou a classificação após a PENÚLTIMA RODADA! Quem avança? Quem cai? Comenta aí pic.twitter.com/GVB5wK9EPe
— @Brasileirão – Série C (@BrasileiraoC25) August 26, 2025
Ao fim da primeira fase, os dois grupos da segunda fase são definidos. Nessas chaves, os times se enfrentam entre si em ida e volta.
Após as seis rodadas, os dois primeiros de cada grupo estarão promovidos para a Série B de 2026. No entanto, os dois líderes de cada chave também garantem vaga na final, que definirá o campeão em ida e volta, com a decisiva na casa da equipe de melhor campanha.
Grupo B: Caxias, 4º colocado, 5º colocado e 8º colocado
Grupo C: 2º colocado, 3º colocado, 6º colocado e 7º colocado
1 – Caxias
2 – Ponte Preta
3 – Náutico
4 – Londrina
5 – São Bernardo
6 – Guarani
7 – Brusque
8 – Ituano
9 – Floresta
10 – Botafogo-PB
11 – Confiança
12 – Figueirense
13 – Ypiranga
14 – CSA
15 – Maringá
16 – Anápolis
17 – Itabaiana
18 – ABC
19 – Retrô
20 – Tombense
19ª rodada – sábado (30/08), às 17h (de Brasília)
Ypiranga x Figueirense
Ponte Preta x Londrina
Anápolis x Botafogo-PB
Tombense x Guarani
Floresta x São Bernardo
Maringá x Caxias
Confiança x Retrô
Náutico x Ituano
ABC x Itabaiana
Brusque x CSA
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app