Do ídolo a mercenário, PLACAR explica como sueco deixou de ser símbolo da nova era do Newcastle para forçar uma saída
Alexander Isak vive uma verdadeira “novela” no Newcastle United. Após ótima temporada em 2024/25, com 27 gols em 42 jogos, ganhando até presença no time do ano da Premier League, o sueco surpreendeu o torcedor e o próprio time ao não se reapresentar no depois das férias, manifestando publicamente o desejo de ser vendido.
PLACAR agora está nas bancas e em todas as telas. Assine a revista digital
Isak também se recusou a viajar na pré-temporada e sequer compareceu à cerimônia de premiação dos melhores do campeonato, sinalizando claramente seu descontentamento. Até nas redes sociais, o atacante se pronunciou recentemente, revelando que se sente traído.
Segundo ele, “promessas foram feitas” e depois “promessas foram quebradas”, fazendo com que a confiança entre jogador e clube se perdesse. Esse pronunciamento explodiu como uma bomba na diretoria do Newcastle, que se disse “decepcionada” com a atitude do jogador e contestou suas alegações.
O que resta nesse impasse gira em torno do valor alto da transferência. Isak tem o desejo claro de sair, mas só quer sair se for para o Liverpool. O atual campeão inglês, comandado pelo técnico Arne Slot, busca um novo centroavante após perder atacantes importantes como Luis Díaz, Darwin Núñez e Diogo Jota, que faleceu tragicamente em julho de 2025.
O Liverpool já investiu pesado nesta janela, contratando Florian Wirtz e Hugo Ekitiké, mas ainda assim prepara a maior oferta da sua história por Isak. Fontes na Inglaterra indicam que os Reds teriam autorizado uma proposta na casa de £ 130 milhões, aproximadamente R$ 800 milhões, pelo sueco.
Wirtz é a contratação mais cara da Premier League – Divulgação / Liverpool
Até o momento, não houve acordo. Segundo a imprensa britânica, o clube do nordeste da Inglaterra teria rejeitado uma oferta de £ 110 milhões e estabelecido como meta a venda entre £ 120 – 150 milhões. O Newcastle tentou contratar atacantes para repor Isak, mas não obteve sucesso.
A relação de Isak com a torcida do Newcastle piorou drasticamente nos últimos meses. Considerado ídolo por muitos, os torcedores chegaram a preparar um mosaico monumental em St. James’ Park em sua homenagem, erguendo bandeiras da Suécia (país natal do jogador) e da Eritreia (país de origem de sua família) nas arquibancadas. Isak era saudado como futuro craque, símbolo da nova era do clube.
Last season, Newcastle supporters honored their star striker Alexander Isak with a tifo and banner behind each goal ahead of their match at St. James' Park 🇸🇪
They also held up the Eritrean flag, honoring the country where his parents are from 🇪🇷
Class 👏 pic.twitter.com/1PoHEmQkHH
— ESPN FC (@ESPNFC) August 20, 2025
Porém, os recentes acontecimentos abalaram essa idolatria, os fãs se sentiram traídos pela postura do camisa 14 em querer abandonar o projeto justo quando o Newcastle voltou à Champions League. Na estreia dos Magpies na Premier League 2025/26, fora de casa contra o Aston Villa, a torcida manifestou toda sua frustração gritando: “There’s only one greedy b*****” – “Só existe um mercenário ganancioso”.
Dentro do elenco, a novela também provocou um racha com o capitão Bruno Guimarães, principal líder do time. O brasileiro postou um story minutos após o sueco divulgar seu explosivo comunicado de “promessas quebradas”, de forma sutil, porém simbólica. O volante brasileiro repostou uma imagem do perfil oficial da Premier League em que ele próprio aparece sério, vestindo a braçadeira de capitão do Newcastle, acompanhada apenas pelo escudo do clube ao fundo.
Em nota oficial, o clube rebateu o que chamou de “revolta” de Isak, negando que qualquer dirigente tenha prometido liberá-lo nesta janela. Os Magpies enfatizaram que Isak tem contrato vigente e uma venda “não está nos melhores interesses do clube” no momento. Ao mesmo tempo, deixaram as portas abertas caso ele queira se reintegrar: “Alex permanece parte da nossa família e será bem-vindo de volta quando estiver pronto para se reunir aos companheiros”.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app