Efeito Neymar: Santos tem mais seguidores que Corinthians no Tiktok
Penúltimo colocado no Brasileirão e enfrentando grave crise, Peixe vê crescimento acelerado nas redes sociais impulsionado pelo camisa 10

Penúltimo colocado no Campeonato Brasileiro, afundado em uma grave crise e sem poder contar com Neymar desde o último dia 18 de abril, em recuperação de lesão no músculo semimembranoso da coxa esquerda, ao menos fora de campo o torcedor do Santos tem motivos para comemorar.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
De acordo com pesquisa divulgada pelo Ibope Repucom, o Peixe está entre os cinco clubes brasileiros que mais cresceram nas redes sociais no mês de abril. Somados aos números de Corinthians, Flamengo, Palmeiras e Bahia, os dados apontam mais de 1,1 milhão de inscritos destas equipes, 73% dos 1,5 milhão de novas inscrições das 50 agremiações monitoradas.
Este é o quarto mês consecutivo em que o clube paulista permanece no topo, com um total de 24,1 milhões de inscrições contabilizadas todas as redes sociais. Vale dizer que no Tik Tok, rede social utilizada para criar e compartilhar vídeos curtos, o Santos está a frente do arquirrival Corinthians com 6,6 milhões de inscritos contra 5,6 milhões.

O Timão liderou o crescimento do mês de abril com 417 mil novos inscritos, sendo 200 mil só no Tik Tok e outros 171 mil no Instagram. O Flamengo é o segundo colocado geral no mesmo período, com 334 mil.
No ranking geral, o Rubro-Negro lidera com 62,5 milhões de inscritos nas redes sociais, seguido por Corinthians (41 milhões) e pelo Santos, o terceiro colocado, mas com pouca vantagem para os rivais Palmeiras (23,4 milhões) e São Paulo (22,8 milhões).
Efeito Neymar
Contratado em fevereiro após 11 anos depois de sua saída, em 2013, Neymar provocou uma explosão de novos associados e seguidores nas redes sociais. Com apenas uma semana no clube, o Peixe atingiu a marca de 6 milhões no Instagram – saltando de 3,5 milhões de seguidores – e conquistou 20 mil novos sócios. Dentro de campo, pouco resultado: eliminação na semifinal do Paulistão, a demissão do técnico Pedro Caixinha e Z-4 do Brasileirão.
Recentemente, durante entrevista ao programa Fshow, da ESPN Brasil, o presidente Marcelo Teixeira ainda precisou explicar sobre os poderes concedidos pelo clube ao jogador, como a indicação de contratações e até mesmo participação direta na escolha dos 11 iniciais, o cartola afirmou que ele atua somente “dentro dos limites como profissional”.

A polêmica envolvendo a influência do camisa 10 ocorre por conta de um campinho divulgado pelo próprio jogador em seu perfil no Instagram simulando a escalação ideal da equipe com mudanças com relação a partida anterior. A publicação foi apagada instantes depois.
Na ocasião Teixeira voltou a dizer que planeja a manutenção do atacante ao término do vínculo, em 30 de junho deste ano, apoiado no processo de recuperação dessa contusão agora liderada pelo departamento de saúde do Santos. Não há prazo oficial para o retorno.
O Santos volta a jogar na próxima segunda-feira, 12, contra o Ceará, às 20h (de Brasília). A partida deve ocorrer em São Paulo.
Ranking geral das redes sociais dos clubes
1 – Flamengo: 62,5 milhões
2 – Corinthians: 41 milhões
3 – Santos: 24,1 milhões
4 – Palmeiras: 23,4 milhões
5 – São Paulo: 22,8 milhões
6 – Vasco: 13,8 milhões
7 – Grêmio: 12,2 milhões
8 – Atlético-MG: 12 milhões
9 – Cruzeiro: 10,8 milhões
10 – Fluminense: 9,4 milhõe
Para fazer parte da nossa comunidade, acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.