Como estão as obras e quando o Camp Nou será reaberto
Icônico estádio do Barcelona só deve ser reaberto na próxima temporada; reforma do Spotify Camp Nou vai custar quase 9 bilhões de reais

O Barcelona segue na briga pelo triplete na temporada 2024/25 (já conquistou a Copa do Rei, está na liderança de LaLiga e na semifinal da Liga dos Campeões), mas ainda longe de sua tradicional casa. O Camp Nou segue em obras e, ao contrário das expectativas iniciais, só deve ser reaberto, ainda com partes inacabadas, no segundo semestre.
PLACAR visitou o local no início do mês durante passagem pela Catalunha para pautas especiais que estarão na edição de maio.
Ver essa foto no Instagram
O Camp Nou foi inaugurado em 1957 e desde então foi o lar de alguns dos maiores craques do futebol, como Johan Cruyff, Diego Maradona, Romário, Ronaldo, Ronaldinho, Lionel Messi, entre tantos outros. Mas em tempos de arenização do futebol, o icônico estádio do Barça ficou desatualizado e precisou passar por uma completa remodelação.
As obras começaram abril de 2023, em um projeto estimado em 1,5 bi de euros (quase 9 bilhões de reais pela cotação atual), em montante que inclui a modernização de todo o complexo esportivo do entorno, como o Palau Blaugrana, arena multiuso que recebe os times de basquete, handebol e futsal.
O projeto do estádio de futebol inclui o aumento da capacidade de 99.000 para 105.000 espectadores, além da instalação de uma cobertura retrátil com 30.000 metros quadrados de painéis solares, um telão em 360 graus e ampliação da área VIP. A ideia é ter 6.000 lugares exclusivos e arrecadar 120 milhões de euros por temporada com o espaço.
Atraso nas obras do Camp Nou
As obras, no entanto, sofreram um significativo atraso. A previsão inicial era que o Barcelona voltasse a atuar no estádio em novembro do ano passado, coincidindo com as comemorações de 125 anos do clube. No entanto, o clube alegou problemas com a logística dos materiais, mão de obra e licenças necessárias, além do período de seca na Catalunha.
A Prefeitura de Barcelona concedeu permissão para que as obras no estádio sejam realizadas 24 horas por dia, exceto em feriados, o que acelerou o processo. Agora a diretoria trabalha com a possibilidade de reabrir o estádio com cerca de 60.000 lugares disponíveis, ainda com obras no anel superior, no segundo semestre, no início da temporada 2025/26.
Enquanto isso, o time de Raphinha e Lamine Yamal vai mandando seus jogos no Estádio Lluís Companys, o Olímpico de Montjuic. A entrega total das obras só deve acontecer em 2026, ainda sem uma datam pré-definida.
Recentemente, o Barça animou seus torcedores com novas imagens das obras. Foi instalado um gramado, mas que é temporário, com a única missão de criar raízes e fixar o solo. Daqui a algumas semanas, uma camada de cascalho será recolocada para que as obras sigam. O gramado definitivo só será instalado perto da reabertura oficial.
¡Empieza la instalación del césped del Spotify Camp Nou! 🏟️ pic.twitter.com/qIdRrca2gF
— FC Barcelona (@FCBarcelona_es) April 23, 2025
Apesar de o Camp Nou estar em obras, o complexo segue em plena atividade, com muita movimentação no museu e na loja do clube. O Museu do Barcelona recebe anualmente mais de 1 milhão de visitantes por ano, o que faz dele um dois mais populares da Europa. Do lado de fora, há diversas atividades e é possível até comprar um pedaço da grama do antigo Camp Nou.
Raphinha é o 2º com mais participações em gols em uma edição de Champions
Seja lá quando elas terminem, já se sabe que o estádio terá um novo nome: Spotify Camp Nou. Em 2022, a empresa sueca pagou 160 milhões de euros pelos naming rights do estádio por 12 temporadas. Por ora, o único som que se escuta por lá é o de homens e máquinas trabalhando.