Quem subiu e quem foi rebaixado nas ligas europeias
Competições nacionais do futebol europeu estão em momento decisivo para a definição de descensos e promoções

Com o fim da temporada 2024/25 se aproximando, as principais ligas do futebol europeu começam a definir os clubes que deixam a elite — e também aqueles que conquistam o sonhado acesso. Em algumas competições, os rebaixamentos já estão sacramentados, enquanto em outras a luta pela permanência segue intensa.
Ao mesmo tempo, nas divisões inferiores, os candidatos ao acesso disputam ponto a ponto um lugar entre os grandes. Assim, PLACAR traçou o panorama atualizado das movimentações nas cinco principais ligas do planeta.
Premier League (Inglaterra)

Na Inglaterra, a situação já está completamente definida tanto no topo quanto na parte de baixo da tabela. O Liverpool garantiu o título com quatro rodadas de antecedência, enquanto na outra ponta, Ipswich Town, Leicester City e Southampton não conseguiram se salvar e estão oficialmente rebaixados para a Championship.
Por outro lado, já estão confirmados como promovidos à Premier League para a próxima temporada o Leeds United (campeão) e o Burnley, que garantiram as duas primeiras posições da segunda divisão inglesa. A última vaga será definida por meio dos playoffs, que nesta edição contarão com Sheffield United, Sunderland, Coventry City e Bristol City.
La Liga (Espanha)
Na Espanha, o rebaixamento do Real Valladolid é, até agora, o único confirmado. Faltando cinco rodadas para o fim da La Liga, a disputa pelas duas vagas restantes promete ser acirrada.
Leganés, Las Palmas, Girona, Alavés, Sevilla, Espanyol e Getafe ainda correm riscos reais de queda. Todavia, matematicamente, até 12 clubes possam ser afetados por uma combinação de resultados.
O acesso à elite do futebol espanhol, por sua vez, segue indefinido. Elche, Levante, Racing Santander, Mirandés, Real Oviedo, Almería, Granada e Huesca estão entre os principais concorrentes às três vagas disponíveis ;duas diretas e uma via playoff) em La Liga 2.
Serie A (Itália)

A Serie A já tem um rebaixado confirmado: o Monza, que somou apenas 15 pontos até a 34ª rodada e se despede da elite. Outras duas vagas seguem abertas e envolvem Empoli, Venezia, Lecce, Parma, Verona e Cagliari, que buscam evitar a queda à Serie B.
No caminho oposto, dois times já garantiram presença na primeira divisão italiana na próxima temporada: o campeão Sassuolo e o vice-campeão Pisa. A terceira vaga será disputada nos playoffs, que podem ter Spezia, Cremonense, Juve Stabia, Catanzaro, Palermo, Bari, Cesena, Carrarese, Südtirol e Modena.
Bundesliga (Alemanha)
A Bundesliga ainda não confirmou nenhum rebaixamento, o que torna o fim da temporada dramático. A liga alemã adota um sistema em que o 16º colocado da primeira divisão disputa um playoff contra o 3º da segunda divisão.
Bochum e Holstein Kiel, ambos com 22 pontos, ocupam atualmente as últimas posições e tentam escapar da queda direta. Heidenheim, com 26 pontos, está hoje na zona de playoff, mas ainda pode se salvar ou ser ultrapassado. Hoffenheim e St. Pauli, com 31 pontos cada, também não estão a salvo.
Na 2. Bundesliga, a briga pelas duas vagas diretas de acesso e pela terceira vaga via playoff é intensa. Hamburgo, Köln, Elversberg, Paderborn, Magdeburg, Fortuna Düsseldorf, Kaiserslautern, Hannover e Karlsruhe ainda estão vivos na disputa e sonham com um lugar na elite.
Ligue 1 (França)
Na França, o Montpellier foi o primeiro time a ser rebaixado, após uma campanha desastrosa com apenas 16 pontos conquistados em 31 jogos. Ainda estão ameaçados Saint-Étienne, Le Havre, Angers, Nantes e Reims.
A Ligue 1 também adota o modelo de playoff entre divisões. O 16º colocado da Ligue 1 enfrenta o 3º da Ligue 2 para tentar se manter na elite.
Entre os clubes que já garantiram o acesso, Lorient e Paris FC confirmaram o retorno à primeira divisão. O Metz ficou com a terceira colocação e terá de disputar a repescagem para tentar subir.