Conmebol determina vitória ao Fortaleza contra Colo-Colo na Libertadores
Jogo no Chile foi interrompido por invasão de campo, com a morte de dois torcedores fora do estádio e conflito com a polícia; Leão do Pici soma quatro pontos na fase de grupo

A Conmebol confirmou na noite desta quarta-feira, 30, a vitória do Fortaleza por 3 a 0 contra o Colo-Colo pela fase de grupos da Copa Libertadores. O jogo havia sido cancelado após invasões de campo e a morte de dois torcedores no arredores do estádio Monumental, em Santiago, no Chile.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias. Acompanhe a PLACAR nas mídias sociais.
Além da vitória por 3 a 0, a Conmebol também definiu cinco jogos com portões fechados ao Colo-Colo como punição. A equipe chilena já cumpriu parte da pena na partida contra o Racing, mas só voltará a jogar em casa se avançar às oitavas da competição.
A própria CBF auxiliou no caso, encaminhado ao comitê disciplinar da Conmebol. A entidade brasileira formalizou o desejo de punição ao Colo-Colo justificado pelos artigos 6.3.g e 24.2 do Código Disciplinar da entidade sul-americana, responsabilizando o mandante pelos tumultos que comprometeram a segurança do jogo.
A partida estava empatada em 0 a 0 quando, aos 23 minutos do segundo tempo, parte da torcida chilena invadiu o gramado, arremessando objetos ao gramado.
Com a decisão, o Fortaleza soma três pontos na fase de grupos e pula de lanterna para a 3ª colocação, com os mesmos quatro pontos do Racing. O Colo-Colo assume a última posição e a liderança segue com o Bucaramanga.
O Fortaleza também se manifestou sobre a decisão da Conmebol. Confira abaixo a nota na íntegra:
O Fortaleza Esporte Clube informa que, por decisão oficial da CONMEBOL, foi declarado vencedor da partida contra o Colo-Colo pelo placar de 3×0, em decorrência dos atos de violência praticados pela torcida adversária na partida realizada no Chile.
Agradecemos à CBF pelo apoio institucional durante o processo. O respaldo da entidade foi fundamental para garantir o cumprimento das normas e a integridade da competição.
Reforçamos nosso total repúdio a qualquer forma de violência no futebol. O esporte deve ser palco de paixão, respeito e união entre os povos — nunca de agressões e intolerância.
O Fortaleza agora possui 4 pontos na tabela do grupo E. Nosso próximo duelo pela competição será na terça, dia 6, às 21h30, contra o mesmo Colo-Colo.