Champions: Arsenal faz 3 no Real Madrid e encaminha semi após 16 anos
Declan Rice, com dois golaços de falta, e Merino construíram triunfo para os Gunners em Londres; partida de volta ocorre na próxima quarta, 16

O Arsenal deu passos largos para voltar a disputar uma semifinal de Champions League depois de 16 anos. Nesta terça-feira, 8, jogando no Emirates Stadium, em Londres, a equipe inglesa não tomou conhecimento do atual campeão Real Madrid e venceu por 3 a 0 a primeira partida das quartas de final da competição europeia. O meio-campista Declan Rice, com dois golaços de falta, e o atacante Mikel Merino marcaram para os Gunners.
Siga o canal no WhatsApp e fique por dentro das últimas notícias.
A decisiva partida que definirá a classificação ocorre já na próxima quarta, 16, no estádio Santiago Bernabéu. Se conseguir passar, a equipe dirigida por Mikel Arteta encara o vencedor do duelo entre Paris Saint-Germain e Aston Villa.
Vale lembrar, contudo, que o Real Madrid coleciona viradas históricas nas últimas edições da competição. A última vez que o Arsenal alcançou a semi do torneio foi em 2009, quando acabou eliminado pelo arquirrival Manchester United. O Barcelona foi o campeão na ocasião.
Apesar da larga vantagem, o primeiro tempo da partida terminou sem gols. Tanto o Real, com Mbappé, como os donos da casa, com Rice, forçaram os goleiros David Raya e Courtois a fazerem grandes defesas.
Na segunda etapa, Rice abriu o placar aos 12 minutos em cobrança próximo a área – camisa 41 bateu a bola contornando a barreira. Aos 24, repetiu a dose, mas de forma completamente diferente: bateu no ângulo e no mesmo canto de Courtois.

Cinco minutos depois, aos 29, depois de boa jogada iniciada por Rice, Lewis-Skelly tocou rasteiro para Merino bater forte no canto do gol do Real Madrid, sem chances de defesa para Courtois.
Como fica
Com o resultado, o Arsenal agora pode até perder por dois gols de diferença na partida de volta na Espanha. O Real Madrid, por sua vez, precisará vencer por quatro gols de vantagem por uma classificação direta. Em caso de triunfo dos espanhóis por três gols, a decisão irá para a prorrogação.
Os outros jogos
- Bayern de Munique 1 x 2 Inter de Milão
- 9/4, 16h: PSG x Aston Villa
- 9/4, 16h: Barcelona x Borussia Dortmund