Segundo Julien Fournier, o treinador reclamou do excesso de "negros e muçulmanos" na equipe e relacionou má fase do time com idas à mesquita, em 2021
Christophe Galtier, atual técnico do Paris Saint-Germain, foi acusado de racismo por um ex-colega de trabalho, Julien Fournier, que foi seu diretor de futebol no Nice. Em uma denúncia bombástica, revelada pela TV RMC Sport nesta quarta-feira, 12, o dirigente teria enviado um e-mail aos proprietários do clube em 2021 dizendo que Galtier reclamou do excesso de “negros e muçulmanos” no time ao qual dirigia na época.
A emissora diz ter tido acesso às mensagens enviadas por Fournier a Dave Brailsford, diretor da Ineos, empresa dona do Nice, e confirmado sua autenticidade. No e-mail, Galtier é acusado de ter relacionado o mau momento da equipe com o fato de a direção ter montado um elenco de “escória” em que “só há negros e metade da equipe está na mesquita às sextas-feiras à tarde.”
O treinador teria dito ainda que o elenco “não correspondia à realidade existente na cidade” e que teria sido abordado em um restaurante por pessoas que reclamavam do número de negros no time. No e-mail, Fournier relatou que Galtier não apresentou “nenhum argumento esportivo, mas apenas religiosos ou de cor de pele.”
[abril-veja-tambem]W3siaWQiOjE3MzQyNywidGl0bGUiOiJEZSBvbGhvIG5hIDExJiN4QUE7IHNlbWkgZW0gMTMgYW5vcywgUmVhbCBNYWRyaWQgcmVlbmNvbnRyYSBvIENoZWxzZWEifSx7ImlkIjoxNzMzOTMsInRpdGxlIjoiSm9yZ2UgSmVzdXM6IGNvbW8gZm9yYW0gb3MgdHJhYmFsaG9zIGRvIE1pc3RlciBhcCYjeEYzO3MgZGVpeGFyIG8gRmxhbWVuZ28ifSx7ImlkIjoxNzMyOTcsInRpdGxlIjoiViYjeEVEO3RvciBQZXJlaXJhIGRlbWl0aWRvOiBGbGFtZW5nbyBlbmNlcnJhIHNleHRvIHRyYWJhbGhvIGFwJiN4RjM7cyBlcmEgSmVzdXMifV0=[/abril-veja-tambem]
Em setembro de 2022, Fournier já havia dito que, caso explicasse as verdadeiras razões que levaram à demissão do treinador, “Galtier nunca mais entraria em um vestiário, nem na França, nem em lugar nenhum da Europa.” A acusação sobre racismo religiosa vem à tona justamente num momento em que o jejum do Ramadã de atletas muçulmanos vem causando controvérsia no futebol europeu.
O técnico e seu atual clube não se pronunciaram sobre as acusações até o momento. Ainda de acordo com o RMC Sport, o PSG já abriu uma investigação interna sobre o caso, e “caso as denuncias sejam comprovadas, é claro, a saída de Galtier é dada como certa”.
Galtier assumiu o Nice em 2021 embalado pela surpreendente conquista da Ligue 1 pelo Lille, na temporada anterior. Apesar de não ter se destacado no novo clube, foi contratado pelo PSG em 2022 e desde então soma 29 vitórias, cinco empates e oito derrotas. O time vive em constante crise: foi eliminado pelo Bayern de Munique nas oitavas da Champions, e para o rival Olympique de Marselha na Copa da França. Na Ligue 1, mantém seis pontos de vantagem sobre o Lens, na liderança.
Messi, Neymar, o técnico Galtier e Mbappé em treino do PSG