• Escudo Atlético-MG
  • Escudo Bahia
  • Escudo Botafogo
  • Escudo Ceará
  • Escudo Corinthians
  • Escudo Cruzeiro
  • Escudo Flamengo
  • Escudo Fluminense
  • Escudo Fortaleza
  • Escudo Grêmio
  • Escudo Internacional
  • Escudo Juventude
  • Escudo Mirassol
  • Escudo Palmeiras
  • Escudo Red Bull Bragantino
  • Escudo Santos
  • Escudo São Paulo
  • Escudo Sport
  • Escudo Vasco
  • Escudo Vitória

Placar

Déjà vu? Fluminense começa ano avassalador cheio de reforços e invicto

Com vitória importante na estreia da Libertadores, time de Abel Braga chega a oito vitórias consecutivas e 88,9% de aproveitamento neste início de ano

Publicado por: Da redação em 24/02/2022 às 08:00 - Atualizado em 24/02/2022 às 08:14
Déjà vu? Fluminense começa ano avassalador cheio de reforços e invicto
German Cano e André são destaques neste início de temporada -

Com oito vitórias consecutivas em nove jogos neste início de temporada, o Fluminense de Abel Braga tem início animador em busca de vaga na Libertadores. O mais recente triunfo, por 2 a 1, de virada, sobre o Millonarios, na altitude do estádio de El Campín, na estreia do time na pré-Libertadores, foi marcado por drama, expulsão e baixo desempenho coletivo, mas salvo pelas substituições. Em paralelo, a campanha no Campeonato Carioca tem sido promissora: o Tricolor é o atual líder, com 21 pontos e atuação de destaque dos reforços – em especial Germán Cano – e de jovens da base.

Publicidade

Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!

A Libertadores é o principal objetivo do clube no ano, e o primeiro compromisso pela competição revelou o tom agudo da disputa pela vaga na próxima fase. Atrás no placar, o Fluminense buscou a virada, em partida com expulsão de Sosa (autor do gol do Millonarios) e defesa de pênalti de Fábio. Dos 11 titulares que entraram em campo, quatro se juntaram ao time neste ano: o goleiro Fábio, o lateral esquerdo Cris Silva, o volante Felipe Melo e o atacante Willian Bigode.

Pelo Campeonato Carioca, em oito rodadas disputadas, o Fluminense tem a melhor defesa da competição, com dois gols sofridos. A única derrota foi justamente na estreia diante do Bangu, por 1 a 0. Esse mesmo placar, aliás, tem sido recorrente nas vitórias seguintes do Tricolor, diante de Madureira, Audax-Rio, Flamengo, Portuguesa-RJ e Volta Redonda. As únicas vezes em que o time fez dois ou mais gols foram no clássico contra o Botafogo (2 a 1), na quinta rodada, e Volta Redonda (3 a 0), oitava rodada.

Publicidade

[abril-veja-tambem]W3siaWQiOjEyNzU1MSwidGl0bGUiOiJBcCYjeEYzO3MgZmFsYSBkZSBOZXltYXIsIGNoZWZlIGRhIE1MUyBkaXogcXVlIEVVQSBuJiN4RTM7byAmI3hFOTsgcmV0aXJvIHBhcmEgZXN0cmVsYXMifSx7ImlkIjoxMjc1MjksInRpdGxlIjoiQ29yaW50aGlhbnMgYW51bmNpYSBhIGNvbnRyYXRhJiN4RTc7JiN4RTM7byBkZSB0JiN4RTk7Y25pY28gVml0b3IgUGVyZWlyYSJ9LHsiaWQiOjEyNzQ1MSwidGl0bGUiOiJRdWVtICYjeEU5OyBWaXRvciBQZXJlaXJhOiBvYnNlc3MmI3hFMztvIHBvciBlc3R1ZG9zIGUgcml4YSBjb20gSm9yZ2UgSmVzdXMifV0=[/abril-veja-tambem]

Sobre isso, Abel chegou a ser alvo de críticas pelos torcedores, que cobravam o time pelas vitórias de placar magro. O técnico, por sua vez, rebateu. “Não tenho que estar mais preocupado em fazer o segundo. Não posso é sofrer o empate”, disse em entrevista coletiva após o 1 a 0 contra o Audax-Rio, na terceira rodada.

Faz bom início de temporada o colombiano John Arias, além de ‘crias de Xerém’ como os meio-campistas André e Matheus Martinelli e o atacante Luiz Henrique, que tem se firmado como titular, com três assistências.

Luiz Henrique jogador do Fluminense

Luiz Henrique jogador do Fluminense

Por sua vez, outro que tem contribuído é o reforço argentino Germán Cano, que já fez quatro jogos entre os titulares e balançou as redes em três oportunidades. Vale destacar ainda que os demais reforços do time para a temporada já entraram em campo ao menos uma vez. Os mais regulares são o volante Felipe Melo, o lateral Cris Silva e o atacante Willian Bigode. O técnico tem optado por usar o esquema 3-4-3 ou 4-3-3.

Publicidade
Fluminense trouxe oito reforços visando Libertadores -

Fluminense trouxe oito reforços visando Libertadores –

A melhor campanha do Fluminense na Copa Libertadores, aliás, veio justamente, em 2008, quando terminou com o vice-campeonato, após trazer um reforçado pacote de contratações para a temporada. À época, vieram o lateral Gustavo Nery, os volantes Ygor, Gabriel e os atacantes Darío Conca, Washington, Dodô e Leandro Amaral.

Neste início de temporada, porém, o time de Abel Braga, que evidentemente mescla a juventude com a experiência, encontra dificuldade na criação, déficit que ficou evidente no jogo da ida contra o Millonarios. Em entrevista coletiva após a partida, Abel comentou as chances desperdiçadas. “Jogamos muito para trás. Ficamos, no meu modo de pensar, muito abaixo do que podemos produzir, fisicamente acabamos o jogo esgotados 100%, e mesmo assim poderíamos ter feito em três oportunidades o terceiro gol e não fizemos”, desabafou.

No sábado, 26, o Fluminense enfrenta o vice-líder Vasco, no Nilton Santos às 17h, pelo Campeonato Carioca. E na terça-feira, 1, recebe o Millonarios, em São Januário, pela Libertadores.

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN!

Leia outras notícias LEIA MAIS
Notícias mais lidas MAIS LIDAS