Zagueiro holandês é eleito o melhor jovem da Europa; Vinicius Jr é 5°
Éder Militão foi outro brasileiro entre os mais votados
O holandês Matthijs de Ligt foi eleito nesta segunda-feira, 17, o melhor jovem do futebol europeu. O jogador de 19 anos, que atua com a camisa do Ajax, ficou com o prêmio “Golden Boy”, dado anualmente pelo jornal italiano Tuttosport. O melhor brasileiro foi Vinicius Junior, do Real Madrid, quinto colocado.
De Ligt tem se destacado pelo Ajax, tanto que já ostentou a faixa de capitão da equipe, apesar da pouca idade. Tal desempenho na Holanda inclusive já chamou a atenção do Barcelona, que, segundo jornais europeus, mira sua contratação para a próxima temporada.
A eleição, que se deu por meio dos votos de 35 jornalistas, de 20 países diferentes, colocou De Ligt na ponta, com 224 pontos. Ele ficou à frente do lateral inglês Alexander-Arnold, do Liverpool, segundo colocado com 149 pontos, e do atacante holandês Justin Kluivert, da Roma, com 149.
Na quarta colocação, apareceu o italiano Patrick Cutrone, do Milan, com 97, pouco à frente de Vinicius Junior, revelação do Flamengo e hoje no Real Madrid, com 90. Outro brasileiro que terminou entre os 20 primeiros foi o zagueiro Eder Militão, ex-São Paulo e hoje no Porto, que ficou em 15° com 10 pontos.
Esta foi a 16ª edição do prêmio “Golden Boy”, entregue pelo Tuttosport desde 2003. Nomes como Wayne Rooney, Lionel Messi, Cesc Fabregas, Mario Balotelli e Paul Pogba já foram premiados. Dois brasileiros também já foram eleitos o melhor jovem do futebol europeu: Anderson, em 2008, e Alexandre Pato, no ano seguinte.