Publicidade
Publicidade

VW up!: a partir de R$ 27.000. Para sacudir o mercado

Novo modelo chega em março. Versão topo de linha pode chegar aos R$ 40.000

Em setembro de 2012, a chegada do compacto HB20 às lojas do país causou alvoroço. Muita gente queria ver de perto o pequeno hatchback da Hyundai, marca coreana que ganhou os brasileiros pelos carros de visual diferenciado, pela garantia de cinco anos – até então inédita entre as fabricantes – e pelo marketing agressivo. A gora é a vez de outro compacto causar agitação, o VW up!, com chegada às concessionárias prevista para março.

Publicidade

Leia também:

Harley-Davidson do papa Francisco será leiloada em Paris Ford desenvolve uma nova versão do Escort na Austrália

A VW do Brasil também tratou de preparar minuciosamente o terreno para a chegada do carro. Tratado como o carro que “marcará o início de uma nova era para a montadora”, o up! recebeu nota máxima em testes de segurança realizados recentemente pela Latin NCAP e cujos resultados foram revelados no último dia 13. Apenas equipado com os agora obrigatórios airbag duplo e freios com ABS, o modelo da VW conquistou as cinco estrelas possíveis nos crash-tests que avaliam a proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas – de um total de cinco – para crianças. A Latin NCAP é a agência para a América Latina da Global NCAP, organização que analisa automóveis sob o aspecto da segurança – por meio de colisões simuladas frontais e laterais contra barreiras sólidas fixas ou móveis – e de forma independente na Europa.

Dias depois o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) divulgou classificação A para o up! categorizando-o como um dos melhores modelos em consumo de combustível entre os automóveis equipados com motor flexível, direção assistida e ar-condicionado. Com motor 1.0 litro, de três cilindros e 82 cv, o up! é capaz de rodar 13,2 quilômetros em regime urbano com 1 litro gasolina e atingir média de 14,3 km/l, na estrada. Com álcool, as médias caem para 9,1 km/l, e 9,9 km/l, respectivamente.

Publicidade
Continua após a publicidade

Leia também:

Últimas Kombis produzidas no Brasil vão para a Inglaterra Conheça os carros que chegarão às lojas do país em 2014

Na última quinta-feira, a VW anunciou que o up! obteve o melhor índice de reparabilidade entre os veículos avaliados pelo CAR Group 2014, do Cesvi Brasil, o Centro de Experimentação e Segurança Viária. A pesquisa abrange veículos fabricados no Brasil, Mercosul e importados. De acordo com o Cesvi, o up! atingiu classificação 11, em uma escala de 10 a 60 em que o menor índice indica os menores tempo e custo de reparo. A avaliação do Car Group é feita por meio de testes de colisão em baixa velocidade (15 km/h) e utilizando parte da dianteira e da traseira dos veículos. Os danos são analisados quanto à dificuldade de conserto e os resultados acabam influenciando no valor a ser pago na apólice de seguro.

Segundo a revista QUATRO RODAS, da Editora Abril, que edita VEJA, o up! terá quatro versões de acabamento: take up! (entrada), move up! (intermediária) e high up! (mais recheada) e red up!, white up! e black up! (topo de linha, apenas diferenciadas pela cor). A opção básica take up! traz além dos compulsórios airbags e freios com ABS, limpador e desembaçador do vidro traseiro, sistema Isofix, banco do motorista com ajuste de altura e rodas de aço, aro 13, com calotas. A mais, o move up! oferece, de série, computador de bordo, preparação para som, relógio digital, abertura elétrica do porta-malas e rodas de aço, aro 14, com calota e pneus de baixa resistência a rolagem.

Publicidade

O high up!, por sua vez, vem de fábrica com direção elétrica, chave tipo canivete, sensor de estacionamento traseiro, vidros elétricos dianteiros, faróis escurecidos e rodas de liga leve, aro 15. As versões completas red, white e black up! acrescentam rodas de liga leve aro 15 com direito a cubo da mesma cor da carroceria, som com Bluetooth e entrada USB e detalhes em alumínio no interior. O preço deve iniciar em 27.000 reais, podendo superar a casa dos 40.000 reais nos catálogos mais caros. Entre os principais concorrentes do up!, que chega para ocupar o lugar do Gol G4, estão o próprio Hyundai HB20, os Fiats Uno e Palio, o Nissan March e os Chevrolets Celta e Onix. Ainda estão na mira do fogo amigo o Gol G5 e o Fox, ambos da VW.

https://youtube.com/watch?v=TbuLQhea3aY%3Frel%3D0

Continua após a publicidade

Publicidade