1/18 Max Verstappen da Red Bull Racing se preparam para dirigir no treino de qualificação para o Grande Prêmio de F1 do Brasil (Mark Thompson/Getty Images)
2/18 Sebastian Vettel da Ferrari e ex-presidente da F1 Bernard Ecclestone em boxes antes do treino (Amanda Perobelli/Reuters)
3/18 Faíscas voam atrás de Max Verstappen na pista durante a qualificação para o Grande Prêmio de F1 do Brasil (Robert Cianflone/Getty Images)
4/18 Alexander Albon da Tailândia dirigindo o Aston Martin Red Bull Racing RB15 na pista durante os treinos finais para o Grande Prêmio de F1 do Brasil no Autódromo de Interlagos (Mark Thompson/Getty Images)
5/18 Daniil Kvyat da Toro Rosso após bater durante o treino classificatório (Ricardo Moraes/Reuters)
6/18 Max Verstappen, da Red Bull, conquistou a pole position do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 (Will Taylor-Medhurst/Getty Images)
7/18 Treino classificatório para o GP Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos (Kaio Lakaio/VEJA)
8/18 O britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, em ação no autódromo de Interlagos (Charles Coates/Getty Images)
9/18 Max Verstappen na pista durante os treinos finais para o Grande Prêmio de F1 do Brasil, no Autódromo de Interlagos (Charles Coates/Getty Images)
10/18 o monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, em ação no autódromo de Interlagos (Charles Coates/Getty Images)
11/18 Treino classificatório para o GP Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos (Kaio Lakaio/VEJA)
12/18 Lewis Hamilton durante treino classificatório para o GP Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos (Kaio Lakaio/VEJA)
13/18 Lewis Hamilton durante treino classificatório para o GP Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos (Kaio Lakaio/VEJA)
14/18 O holandês Max Verstappen, da Red Bull, em ação no autódromo de Interlagos (Charles Coates/Getty Images)
15/18 Treino classificatório para o GP Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos (Kaio Lakaio/VEJA)
16/18 Lewis Hamilton agradece ao público após término do treino classificatório para o GP Brasil de Fórmula 1, no Autódromo de Interlagos (Kaio Lakaio/VEJA)
17/18 Lewis Hamilton da Mercedes comemora após terminar em terceiro lugar na qualificação (Amanda Perobelli/Reuters)
18/18 Max Verstappen da Red Bull, Sebastian Vettel da Ferrari e Lewis Hamilton da Mercedes após terminarem o treino classificatório (Amanda Perobelli/Reuters)
O holandês Max Verstappen, da equipe Red Bull, conquistou neste sábado 16 a pole position do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. O piloto cravou 1min7s508 na pista do autódromo de Interlagos. O piloto de 22 anos conquistou a segunda pole da carreira e largará pela primeira vez entre os três primeiros em Interlagos. O alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, e o britânico Lewis Hamilton, da Mercedes, fecharam o Top 3 no grid de largada.
Publicidade
Na primeira bateria da classificação para o GP Brasil, Hamilton, Leclerc, Verstappen e Vettel começaram a dominar, sem sequer fazer seus melhores tempos do final de semana. Assim que a classificação estava garantida, os quatro pilotos voltaram aos boxes. No Q2, eles começaram a impor um ritmo mais forte e se distanciar dos demais, com o holandês da Red Bull emplacando o melhor tempo do final de semana (1min7s505).
“Hoje o carro estava melhor. Melhoramos o motor e o chassi e estou muito feliz com o progresso durante essa temporada. Aprendemos com nossos erros nas últimas corridas e trabalhamos em cima disso para obter esse resultado”, disse Verstappen, na conferência de imprensa após a sessão classificatória.
A preparação ajudou Verstappen a quase igualar sua marca no Q3, mas seu tempo foi suficiente para superar seus adversários. O primeiro lugar no grid do GP do Brasil, desde 2014, era dominado pela Mercedes, mas Hamilton (1min7s699) e Bottas (5º, com 1min7s874) sequer ameaçaram o holandês da Red Bull durante as provas qualificatórias.
Confira o grid de largada para o Grande Prêmio do Brasil de F1: