Vem aí outro Santos x Barcelona – desta vez nos tribunais
Placar
Vem aí outro Santos x Barcelona – desta vez nos tribunais
Clube quer levar caso Neymar à Corte Arbitral do Esporte e Justiça da Espanha
Publicado por: Da Redação em 13/02/2014 às 08:05 - Atualizado em 06/10/2021 às 22:30
Neymar disputa a bola com Puyol na final do Mundial de Clubes de 2011, quando o Santos foi goleado pelo Barça; o jogador já tinha recebido um adiantamento dos catalães na ocasião
“Ele sempre insistiu que não vai mostrar nada. Ele se recusou a entregar os documentos ao Santos”, disse o presidente do clube sobre Neymar pai
A diretoria do Santos admitiu pela primeira vez na quarta-feira acionar o Barcelona na Fifa para poder ter acesso aos contratos da transferência de Neymar. O clube quer descobrir se tem direito a parte do dinheiro pago ao pai do jogador, cerca de 40 milhões de euros, em acordo firmado ainda em 2011. “O Santos quer ter acesso aos documentos e contratos entre as empresas de Neymar pai e Barcelona para entender como foi repassado a elas os 40 milhões de euros, e se esse pagamento faz parte da transferência do jogador ou não”, afirmou Odílio Rodrigues, presidente em exercício do Santos. O clube pretende acionar o Barcelona na Fifa se não tiver sucesso nas duas frentes que já abriu na Justiça. Na própria quarta, o Santos entrou com recurso no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), após ter recusada liminar sobre o caso na 3ª Vara Cível de Santos.
O presidente do Santos também quer acionar a Justiça espanhola. O clube contratou dois escritórios especializados em direito penal na Espanha para acompanhar os processos criminais contra o Barcelona no país. O Santos decidiu ir aos tribunais depois de esgotar as possibilidades de obter de forma amigável os contratos com o pai de Neymar. “Ele sempre insistiu que não vai mostrar nada. Ele se recusou a entregar os documentos ao departamento jurídico do Santos”, disse o cartola. O dirigente ressaltou ainda que o clube nunca soube da negociação envolvendo o pai do jogador ocorrida há três anos. “O Santos nunca teve conhecimento de que o Neymar tinha assinado com o Barcelona em 2011.” Os clubes se enfrentaram na final do Mundial de Clubes daquele ano. Neymar já teria recebido adiantamento de 10 milhões de euros antes mesmo do jogo.
Os 40 milhões de euros pagos pelo Barcelona à empresa N&N (de Neymar e Nadine, pais do jogador) seriam uma garantia de preferência pelo atacante. Quando explodiu a polêmica da venda de Neymar (que já derrubou até o presidente do Barcelona, Sandro Rosell), a direção do clube catalão afirmou que o gasto do clube com a contratação foi de 57,1 milhões de euros (187,2 milhões de reais), dos quais 40 milhões de euros (131,2 milhões de reais) foram para a empresa N&N, que pertence ao pai de Neymar, e 17,1 milhões de euros (56 milhões de reais) para o Santos dividir com a DIS, que era dona de parte dos direitos do jogador. O Santos e os investidores questionam o fato de terem recebido uma quantia tão pequena dentro do total da contratação mesmo como donos da maior parte dos direitos econômicos do jogador. Esse é o motivo da tentativa de examinar todos os detalhes dos contratos firmados entre o Barcelona e os representantes de Neymar.
Publicidade
1/47 Neymar no empate entre Barcelona e Málaga pelo Campeonato Espanhol (Daniel Pérez/EFE)
2/47 Neymar na vitória do Barcelona sobre o Apoel no Camp Nou – 17/09/2014 (David Ramos/Getty Images)
3/47 Neymar na vitória do Barcelona sobre o Apoel no Camp Nou – 17/09/2014 (Alejandro García/EFE)
4/47 Neymar marcou os gols na vitória do Barcelona por 2 a 0 sobre o Athletic Bilbao pelo Campeonato Espanhol – 13/09/2014 (Lluis Gene/AFP)
5/47 Neymar comemora gol marcado na vitória do Barcelona sobre o Celtic, em partida válida pela Liga dos Campeões (Quique Garcia/AFP/VEJA)
6/47 Neymar deixa o campo após sofrer lesão durante partida da Copa do Rei contra o Getafe (Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images/VEJA)
7/47 Neymar e Messi entram no gramado do Camp Nou com os filhos, Davi Lucca e Thiago (David Ramos/Getty Images/VEJA)
8/47 Neymar durante o jogo contra o Ajax, pela Liga dos Campeões na Holanda (John Thys/AFP/VEJA)
9/47 Neymar durante partida entre Athletic de Bilbao e Barcelona, em partida válida pelo Campeonato Espanhol, no estádio San Mames, em Bilbao, Espanha (David Ramos/Getty Images/VEJA)
10/47 Neymar comemora gol marcado na vitória do Barcelona sobre o Celtic, em partida válida pela Liga dos Campeões (Marta Pérez/EFE/VEJA)
11/47 Neymar comemora gol marcado na vitória do Barcelona sobre o Celtic, em partida válida pela Liga dos Campeões (Quique Garcia/AFP/VEJA)
12/47 Neymar comemora gol marcado por Messi contra o Milan, pela Liga dos Campeões na Espanha (Albert Gea/Reuters/VEJA)
13/47 Neymar comemora gol após marcar contra o Real Madri, pelo campeonato espanhol no estádio Camp Nou, em Barcelona (Albert Gea/Reuters/VEJA)
14/47 Neymar e Alexis Sanchez comemoram gol do mexicano na vitória do Barcelona sobre o Espanyol (Albert Gea/Reuters/VEJA)
15/47 Neymar durante o jogo entre Milan e Barcelona, pela Liga dos Campeões na Itália (Daniel Dal Zennaro/EFE/VEJA)
16/47 Técnico do Barcelona passa instruções para Neymar, durante o jogo contra o Milan, pela Liga dos Campeões na Itália (Stefano Rellandini/Reuters/VEJA)
17/47 Neymar comemora gol após marcar contra o Real Madri, pelo campeonato espanhol no estádio Camp Nou, em Barcelona (Albert Gea/Reuters/VEJA)
18/47 Neymar comemora com Alexis Sanchez o gol marcado pelo chileno (JOSEP LAGO / AFP/VEJA)
19/47 Neymar e Fábregas comemoram o gol da vitória do Barcelona sobre o Celtic, em Glasgow pela segunda rodada da Liga dos Campeões (Ian MacNicol/AFP/VEJA)
20/47 Neymar comemora com os companheiros depois de marcar seu primeiro gol pelo Barcelona no Campeonato Espanhol (David Ramos/Getty Images/VEJA)
21/47 Neymar faz gol no duelo entre Barcelona e Real Sociedad, nesta terça-feira (24), pelo Campeonato Espanhol (Josep Lago/AFP/VEJA)
22/47 Jogador Pedro comemora com Neymar o gol contra o Rayo Vallecano, pelo campeonato espanhol, em Madri (Javier Barbancho/Reuters/VEJA)
23/47 Neymar durante partida entre Barcelona e Rayo Vallecano, pelo campeonato espanhol, em Madri (Zipi/EFE/VEJA)
24/47 Neymar durante partida Málaga x Barcelona, válida pelo campeonato espanhol (AFP/VEJA)
25/47 Neymar marca gol pelo Barcelona em amistoso contra um combinado da Malásia, no estádio Shah Alam (Mohd Rasfan/AFP/VEJA)
26/47 Barcelona vence Levante em goleada de 7 a 0 e Neymar passa em branco em estreia (Josep Lago/AFP/VEJA)
27/47 Com Neymar titular, Barcelona empata e é campeão da Supercopa da Espanha, nesta quarta-feira (28) (Juan Medina/Reuters/VEJA)
28/47 Com Neymar titular, Barcelona empata e é campeão da Supercopa da Espanha, nesta quarta-feira (28) (Josep Lago/AFP/VEJA)
29/47 Com Neymar titular, Barcelona empata e é campeão da Supercopa da Espanha, nesta quarta-feira (28) (Manu Fernandez/AP/VEJA)
30/47 Com Neymar titular, Barcelona empata e é campeão da Supercopa da Espanha, nesta quarta-feira (28) (Albert Olivé/EFE/VEJA)
31/47 Com Neymar titular, Barcelona empata e é campeão da Supercopa da Espanha, nesta quarta-feira (28) (Emilio Morenatti/AP/VEJA)
32/47 Com Neymar titular, Barcelona empata e é campeão da Supercopa da Espanha, nesta quarta-feira (28) (Emilio Morenatti/AP/VEJA)
33/47 Neymar, titular ao lado de Messi diante do Atlético de Madrid: empate sem gols (Juan Medina/Reuters/VEJA)
34/47 Neymar do Barcelona é titular ao lado de Messi diante do Atlético de Madri, no Camp Nou, pela final da Supercopa da Espanha, nesta quarta-feira ( (Alejandro Garcia/EFE/VEJA)
35/47 Neymar do Barcelona é titular ao lado de Messi diante do Atlético de Madri, no Camp Nou, pela final da Supercopa da Espanha, nesta quarta-feira (28) (Manu Fernandez/AP/VEJA)
36/47 Com Neymar titular, Barcelona empata e é campeão da Supercopa da Espanha, nesta quarta-feira (28) (Manu Fernandez/AP/VEJA)
37/47 Neymar do Barcelona é titular ao lado de Messi diante do Atlético de Madri, no Camp Nou, pela final da Supercopa da Espanha, nesta quarta-feira (28) (AFP/VEJA)
38/47 Neymar do Barcelona é titular ao lado de Messi diante do Atlético de Madri, no Camp Nou, pela final da Supercopa da Espanha, nesta quarta-feira (28) (Juan Medina/Reuters/VEJA)
39/47 Neymar comemora gol contra o Atlético de Madrid, na primeira partida da final da Super Copa da Espanha (Javier Soriano/AFP/VEJA)
40/47 Messi e Neymar antes de partida contra o Santos (Reuters/VEJA)
41/47 Neymar marcou seu primeiro gol pelo Barcelona na vitória sobre a seleção da Tailândia, nesta quarta-feira (NICOLAS ASFOURI / AFP/VEJA)
42/47 Neymar durante jogo entre Barcelona e Santos no Camp Nou em Barcelona (Keita Yasukawa/VEJA)
43/47 Neymar durante jogo entre Barcelona e Santos no Camp Nou em Barcelona (keita Yasukawa/VEJA)
44/47 Neymar durante jogo entre Barcelona e Santos no Camp Nou em Barcelona (Keita Yasukawa/VEJA)
45/47 Neymar durante jogo entre Barcelona e Santos no Camp Nou em Barcelona (Keita Yasukawa/VEJA)
46/47 Neymar estreia no Barcelona, em amistoso contra o Lechia Gdansk na Polônia (Kacper Pempel/Reuters/VEJA)
47/47 Neymar do Barcelona disputa a bola com o jogador Maciej Kostrzewa do Lechia Gdansk, durante amistoso na Polônia (Kacper Pempel/Reuters/VEJA)