Publicidade
Publicidade

Velocista Vanda Gomes é suspensa por doping

Atleta que derrubou o bastão no revezamento no Mundial da Rússia, em 2013, está suspensa por utilizar a substância proibida Anastrozole

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou na manhã desta segunda-feira que a velocista Vanda Gomes foi provisoriamente suspensa por ter sido flagrada no exame antidoping. O teste foi feito no dia 25 de setembro, pela CBAt, na cidade de São Paulo, às vésperas do Troféu Brasil, e detectou a presença da substância proibida Anastrozole – um modulador hormonal e metabólico utilizado contra câncer de mama e que trabalha na redução da gordura corporal e retenção de líquido.

Publicidade

Leia também:

Wada estuda realizar exames antidoping em fios de cabelo

O resultado do exame foi entregue a Vanda no dia 11 de novembro e oito dias depois a velocista apresentou seus argumentos pelo uso da substância, não aceitos pela CBAt. A atleta também não solicitou um segundo exame no prazo determinado pelas regras da Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), e assim foi suspensa provisoriamente até que sua pena seja definida pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

No Campeonato Mundial de Atletismo da Rússia em 2013, Vanda deixou o bastão cair na transição para Franciela Krasucki, fazendo com que a equipe brasileira perdesse as chances de pódio no revezamento 4x100m. Na ocasião, Vanda ainda reclamou da maneira como as atletas eram tratadas pela CBAt – a atleta reclamou da falta de treinos e de má alimentação oferecida às representantes do Brasil. Como represália, Vanda foi suspensa no final de 2013.

Publicidade

(Com agência Gazeta Press)

Continua após a publicidade

Publicidade