United contrata matemático para aperfeiçoar desempenho na temporada
Clube inglês investiu em Dominic Jordan, um especialista em melhorar desempenhos a partir de planilhas de dados; equipe está em 4º lugar na Premier League
O Manchester United surpreendeu ao anunciar um reforço inusitado. Depois de investir em nomes como Cristiano Ronaldo, Jadon Sancho e Raphael Varane na última janela de transferências, o clube contratou o matemático inglês Dominic Jordan para melhorar o desempenho da equipe dentro de campo. Jorgan é analista, especialista em aperfeiçoamentos partir de planilha de dados.
Assine a revista digital no app por apenas R$ 8,90/mês
“Não se trata de substituir os elementos humanos de desempenho e tomada de decisão. Os treinadores sempre usarão seu conhecimento e julgamento, e os jogadores, sua experiência e instintos. Mas essas coisas podem ser complementadas pelo uso inteligente de dados”, explicou, em entrevista ao jornal inglês The Sun.
Segundo a publicação, ele é torcedor do United e contará com uma equipe de cientistas e analistas para coletar dados que ajudarão na tomada de decisão do técnico norueguês Ole Gunnar Solskjaer e dos jogadores.
“Ciência de dados é o processo de usar métodos científicos para extrair conhecimento e percepções de dados barulhentos e aplicar esse conhecimento para fornecer percepções acionáveis”, afirmou.
O modelo mais conhecido inspirado em números é o do Midtjylland, que jogou a última edição da Liga dos Campeões. A equipe dinamarquesa é, desde 2014, de propriedade do apostador profissional inglês Matthew Benham. “Quando há uma dúvida, eu confio nos números. Os números não mentem”, costuma dizer.
O credo no clube é usar números a exaustão, olhando os dados dos mais diversos ângulos e apostando em cheio em nomes que teriam pouca procura no mercado.
O modelo já foi chamado de Moneyball, termo que ficou popularizado pelo livro best seller escrito por Michael Lewis, posteriormente transformado em filme (O homem que mudou o jogo, protagonizado por Brad Pitt), que mostra uma nova perspectiva com base em análise de números proposta por Billy Beane na formação do Oakland Athletics, time de beisebol dos Estados Unidos.
O United é o quarto colocado no Campeonato Inglês, com 14 pontos em sete partidas, dois atrás do Chelsea, atual líder da competição. Na Liga dos Campeões somou três pontos em duas rodadas.