Publicidade
Publicidade

Última rodada do Brasileirão: briga por Libertadores e o drama do Palmeiras

Neste sábado, Inter e Corinthians disputam o terceiro lugar. No domingo, Palmeiras, Vitória e Bahia jogam para se manter na primeira divisão

O Campeonato Brasileiro de 2014 acaba neste fim de semana e, apesar do tetracampeonato do Cruzeiro ter ocorrido com duas partidas de antecedência, a 38ª rodada terá ao menos cinco partidas importantes. Dois times já estão rebaixados (Criciúma e Botafogo), mas Bahia, Vitória e Palmeiras ainda lutam desesperadamente pela única vaga restante na Série A. Em pleno ano do centenário, o Palmeiras quer evitar a terceira queda de sua história e, para isso, precisa de uma vitória simples diante do Atlético-PR, na Allianz Arena, às 17h (de Brasília), no domingo. Antes da definição dos rebaixados, porém, haverá uma disputa acirrada entre Inter e Corinthians pela terceira posição. Ambos têm 66 pontos – os gaúchos levam vantagem atualmente por ter duas vitórias a mais – e já estão garantidos na Libertadores do ano que vem. No entanto, quem terminar em terceiro terá um início bem mais tranquilo na competição sul-americana. Neste sábado, o Corinthians enfrenta o rebaixado Criciúma, no Itaquerão, e o Inter visita o Figueirense, no Orlando Scarpelli. Os dois jogos acontecem às 16h30.

Publicidade

Leia também:

Corinthians e Inter jogam tudo para fugir do São Paulo na Libertadores​

Jogo do Palmeiras terá segurança de Copa do Mundo

CBF exibe novo troféu que será entregue ao Cruzeiro

CBF antecipa partidas de Corinthians e Inter para sábado

Éverton Ribeiro vence prêmio de craque do Brasileirão

Ernando e Paolo Guerrero disputam bola no jogo entre Corinthians e Inter no Beira-Rio
Ernando e Paolo Guerrero disputam bola no jogo entre Corinthians e Inter no Beira-Rio VEJA

A equipe que terminar em terceiro no Brasileirão conquistará uma vaga direta à primeira fase da Libertadores de 2015 e entrará na chave 4, ao lado do equatoriano Emelec, um time chileno a definir e o vencedor do duelo entre Morelia, do México, e The Strongest, da Bolívia.

E quem terminar na quarta colocação terá de passar pela fase pré-Libertadores contra uma equipe colombiana e, para piorar, entrará no complicado Grupo 2, contra o atual campeão San Lorenzo, o tricampeão São Paulo e o Danubio, do Uruguai. Por isso, Corinthians e Inter não relaxaram nos treinamenos desta semana.

Publicidade

No Corinthians, o técnico Mano Menezes disse que só falará sobre sua permanência após a partida. Seu contrato termina em dezembro e dificilmente será renovado. “O mais importante nesse momento é o jogo, então é melhor fazer um balanço após a partida”, disse Mano.

Situação idêntica vive o técnico do Inter, Abel Braga, que agradeceu a todos os atletas e funcionários e deixou o futuro em aberto. “O futebol é dinâmico, muda muito, mas não sei se vou trabalhar em algum clube brasileiro se não ficar no Inter. Não tenho intenção de trocar de clube, isso precisa ficar claro. Pode acontecer, mas não existe nada até agora.” O técnico também fez mistério sobre a escalação do Inter, que depende apenas de uma vitória simples para chegar em terceiro.

Leia também:

Cruzeiro, um campeão da estabilidade e do planejamento

Cruzeiro dá a receita: troféus em campo e milhões na conta

Cruzeiro: um bicampeão ‘de verdade’ depois de vinte anos

Em dez jogos marcantes em 2014, a força de um campeão

Continua após a publicidade

Última rodada

sábado (16h30)

Corinthians x Criciúma, no Itaquerão

Figueirense x Inter, no Orlando Scarpelli

Domingo (17h)

Cruzeiro x Fluminense, no Mineirão

Palmeiras x Atlético-PR, na Allianz Arena

Vitória x Santos, no Barradão

Coritiba x Bahia, no Couto Pereira

Botafogo x Atlético-MG, no Mané Garrincha

Grêmio x Flamengo, na Arena do Grêmio

Goiás x Chapecoense, no Serra Dourada

Sport x São Paulo, na Arena Pernambuco

Degola – Na outra ponta da tabela, Palmeiras, Bahia e Vitória vivem o drama de chegar à última rodada precisando vencer para escapar do rebaixamento. O Palmeiras leva vantagem sobre os baianos: com 39 pontos na 16ª posição, só precisa vencer o Atlético-PR para evitar a queda pela terceira vez e em pleno ano do centenário do clube. O jogo será na novíssima Allianz Parque, inaugurada com uma amarga derrota para o Sport.

Publicidade

Para deixar o ambiente ainda mais tenso, o Palmeiras ainda não sabe se terá o seu principal jogador, Jorge Valdivia. Nesta sexta-feira, o chileno voltou a sentir dores musculares e ficou de fora do treinamento. O Atlético, por sua vez, já não tem mais pretensões no torneio e deve escalar uma equipe mista, com vários jogadores jovens.

O Vitória também enfrentará uma equipe desinteressada, o Santos, no Barradão. Para permanecer na Série A, o Vitória, que tem 37 pontos, precisa vencer e torcer por derrota ou empate do Palmeiras em São Paulo. Para o Bahia, a situação é bem mais complicada. Precisa vencer o Coritiba no Couto Pereira – na último jogo como profissional do craque Alex – e torcer por derrota do Palmeiras e ao menos um empate do Vitória. Outras cinco partidas completam a última rodada, com destaque para Cruzeiro e Fluminense, no Mineirão. A equipe mineira vai comemorar o título diante de sua torcida e receber a novíssima taça do Brasileirão.

Continua após a publicidade

Publicidade