UFC 168: Ronda contra Miesha, a outra revanche da noite
Treinadoras do TUF nos EUA, a campeã e a ex-campeã são as protagonistas da rivalidade mais acirrada dentro da franquia. E, no sábado, se reencontram
Antes de o brasileiro Anderson Silva tentar recuperar o cinturão dos médios contra o americano Chris Weidman, no sábado, em Las Vegas, outra revanche promete esquentar o clima entre os torcedores que lotarão a MGM Grand Arena. Campeã da categoria peso-galo, a americana Ronda Rousey tentará continuar invicta e garantir sua oitava vitória na carreira, contra a compatriota Miesha Tate. As duas já se enfrentaram em 2010, quando Ronda finalizou a rival no primeiro round e ficou com o cinturão do extinto Strikeforce. Elas foram treinadoras da 18ª edição americana do reality show The Ultimate Fighter, a primeira versão com mulheres, como técnicas, e se enfrentarão na final. Miesha Tate foi a lutadora que chegou mais perto de derrotar Ronda Rousey: perdeu faltando 35 segundos para soar o gongo. A atual campeã não esconde de ninguém que odeia Miesha. Durante as gravações do TUF, fez questão de provocá-la e aumentar ainda mais essa rivalidade – se é que é possível. O UFC 168 será o último de 2013, e já tem uma bilheteria garantida de 5,3 milhões de dólares. A luta será transmitida pela TV Globo, mas com pelo menos 30 minutos de atraso.
Leia também:
UFC: ano bom para Dana White e duro para os campeões
UFC 168: promoção da luta de Anderson cultiva rivalidades
O novo velho Anderson: o que esperar dele em Las Vegas?
A rivalidade entre Ronda Rousey e Miesha Tate começou antes mesmo de elas se enfrentarem pela primeira vez. Miesha acreditava que a rival era desconhecida e não deveria disputar o cinturão. Mas Ronda soube aproveitar a chance, conseguiu uma finalização sensacional e se tornou campeã do Strikeforce. Na época, Dana White, presidente do UFC, repetia diversas vezes que o MMA feminino não tinha espaço na televisão, pois era sem graça e nunca seria competitivo o bastante para atrair patrocinadores. Mas ele mudou de opinião ao conhecer e assistir às lutas de Ronda Rousey. Não demorou muito para a loira ser apresentada como lutadora do UFC. Seu primeiro desafio foi contra Liz Carmouche, que ela venceu ainda no primeiro round – como sempre, com seu golpe preferido, a chave de braço. Ronda foi escalada para ser treinadora do TUF ao lado de Cat Zingano, mas a rival precisou passar por uma cirurgia e foi substituída por Miesha Tate. O problema é que a campeã do UFC só ficou sabendo da mudança no início das gravações do programa, quando as duas escolheriam seus alunos. Ronda Rousey até pensou que era algum tipo de brincadeira do torneio, mas logo Dana White explicou o acontecido e ela aceitou o novo desafio. A rivalidade entre as duas é a maior do UFC na atualidade – talvez só Chael Sonnen e Wanderlei Silva se odeiem tanto quanto Ronda e Miesha.
https://youtube.com/watch?v=elX_h-4VrP4%3Frel%3D0