Tragédia faz canal Discovery cancelar salto no Everest
Avalanche na Geleira de Khumbu leva equipe a suspender evento ‘Everest Jump Live’, que levaria alpinista a ‘voar’ com traje especial para exibição ao vivo na TV
O canal Discovery decidiu cancelar o Everest Jump Live, com transmissão marcada para 11 de maio, após aquela que é considerada a maior tragédia da história do alpinismo no monte mais alto do mundo, ocorrida na última sexta-feira. Uma avalanche na Geleira de Khumbu atingiu um grupo de alpinistas que tentava chegar ao pico de 8.848 metros e causou a morte de 13 guias sherpas.
O ambicioso voo livre do alpinista americano Joby Ogwyn seria transmitido num programa de duas horas. Especialista em saltos com o wingsuit, um traje aerodinâmico, e com experiência no Everest, que ele escalou pela primeira vez em 1999, o aventureiro se preparou durante meses, num processo registrado com entusiasmo no site everestjumplive.com. Horas após a tragédia, o material foi retirado do ar, substituído por uma mensagem de esclarecimento do Discovery. “Diante da tragédia avassaladora no Monte Everest e em respeito às famílias das vítimas, o Discovery Channel não seguirá com o programa Everest Jump Live. Os nossos pensamentos e orações vão totalmente para toda a comunidade Sherpa”, diz o comunicado.
O Everest Jump Live foi a segunda investida do Discovery em grandes eventos ao vivo e, por enquanto, não tem nova data prevista. Em 23 de junho do ano passado, o acrobata Nick Wallenda cruzou o Grand Canyon, sem equipamentos de proteção, num slackline durante o especial Skywire Live – uma travessia de 381 metros, a uma altura de 458 metros. Com grande sucesso, foi o programa mais visto daquela noite na TV americana e, segundo o canal, acompanhado por 60 milhões de telespectadores ao redor do mundo.
Leia também
Três vezes no topo do Everest: overdose de frio, fome e sono
Brasileiro chega ao cume do Everest pela terceira vez