1/7 O jogador da seleção alemã Toni Kroos , o autor de dois gols e eleito o melhor jogador em campo na goleada histórica sobre o Brasil, na semifinal da Copa do Mundo, no Mineirão (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
2/7 O meia da seleção alemã Toni Kroos, autor de dois gols e eleito o melhor jogador em campo na goleada histórica sobre o Brasil, na semifinal da Copa do Mundo, no Mineirão (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
3/7 O meia da seleção alemã Toni Kroos, autor de dois gols e eleito o melhor jogador em campo na goleada histórica sobre o Brasil, na semifinal da Copa do Mundo, no Mineirão (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
4/7 O meia da seleção alemã Toni Kroos, autor de dois gols e eleito o melhor jogador em campo na goleada histórica sobre o Brasil, na semifinal da Copa do Mundo, no Mineirão (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
5/7 O meia da seleção alemã Toni Kroos, autor de dois gols e eleito o melhor jogador em campo na goleada histórica sobre o Brasil, na semifinal da Copa do Mundo, no Mineirão (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
6/7 O meia da seleção alemã Toni Kroos, autor de dois gols e eleito o melhor jogador em campo na goleada histórica sobre o Brasil, na semifinal da Copa do Mundo, no Mineirão (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
7/7 O meia da seleção alemã Toni Kroos, autor de dois gols e eleito o melhor jogador em campo na goleada histórica sobre o Brasil, na semifinal da Copa do Mundo, no Mineirão (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
A Alemanha trouxe uma geração de ouro ao Brasil, mas o atleta que melhor representa �a notável campanha da equipe nesta Copa do Mundo – coroada, nesta terça-feira, com a goleada histórica que a garantiu na final – é o meia Toni Kroos, de 24 anos. Foi ele o artífice do bombardeio alemão no primeiro tempo, cobrando com perfeição o escanteio em que Thomas Muller abriu o placar, logo aos 10 minutos, e marcando outros dois gols, aos 23 e 24 minutos, com frieza e precisão. Forte e dinâmico na marcação, o atleta do Bayern de Munique (na mira do Real Madrid para a próxima temporada europeia) passa a ser um armador de incrível qualidade técnica cada vez que a seleção alemã retoma a bola. Kroos deu 69 passes certos na partida. Errou apenas cinco. O destaque da semifinal recuperou nove bolas para sua equipe e cometeu apenas uma falta no jogo. “Foi a melhor performance da seleção desde que cheguei à equipe”, disse o meia, que foi convocado pela primeira vez em 2010. Kroos afirmou ter notado um Brasil “um pouco hesitante” desde o início do jogo. “Então, nós aproveitamos”, resumiu o craque. O alemão lamentou o sofrimento da seleção da casa. “Senti um pouco de pena pela situação toda. Só que eles têm grandes jogadores. O fato é que não conseguiram mostrar seu melhor desempenho. Havia muita pressão sobre seus ombros. Conseguimos marcar forte e o resultado foi esse. Mas estou certo de que eles voltarão com uma boa equipe.” Toni Kroos só mostrou certo incômodo ao ser questionado sobre o favoritismo que a Alemanha inevitavelmente levará para a final, seja contra a Argentina ou contra a Holanda. “Já disse várias vezes que viemos ao Brasil para sermos campeões, e ninguém é campeão vencendo uma semifinal. Ainda falta o último jogo, e ele será dificílimo. Se não vencermos a partida de domingo, de nada terá adiantado o resultado que conseguimos aqui. Mas estou certo de que faremos um excelente jogo.” Pelo que a Alemanha mostrou no Mineirão, é impossível esperar qualquer outra coisa da equipe de Toni Kroos.
(Giancarlo Lepiani, de Belo Horizonte)
Leia também:
No maior pesadelo do futebol do Brasil, Alemanha faz 7 a 1
‘Eles foram muito fortes, devemos reconhecer’, diz Júlio César
Felipão lamenta a ‘pane’, pede desculpas e assume a culpa
David Luiz pede desculpas: ‘Só queria ver meu povo sorrindo’
Com 16 gols, Klose toma a coroa de Ronaldo em Mundiais
1/41 Felipão e Bernard na partida contra a Alemanha, em Minas Gerais (David Gray/Reuters/VEJA/VEJA)
2/41 Schürrle, da Alemanha, comemora vitória sobre o Brasil (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
3/41 Júlio César durante o jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
4/41 Luiz Gustavo lamenta derrota do Brasil para a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
5/41 Luiz Gustavo lamenta derrota do Brasil para a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
6/41 David Luiz lamenta derrota do Brasil para a Alemanha (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
7/41 Torcedor do Brasil chora a derrota para a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
8/41 Lance no jogo entre Brasil e Alemanha (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
9/41 Jogadores da Alemanha comemoram a vitória sobre o Brasil no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
10/41 Torcedores lamentam resultado contra a Alemanha (Reuters/VEJA/VEJA)
11/41 Torcedora do Brasil durante o jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
12/41 Torcedora do Brasil chora a derrota para a Alemanha (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
13/41 Torcedora do Brasil durante o jogo contra a Alemanha (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
14/41 Júlio César reage ao gol da Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Alexandre Battibugli/VEJA/VEJA)
15/41 Torcedora do Brasil durante o jogo contra a Alemanha (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
16/41 Hulk durante o jogo contra a Alemanha (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
17/41 Torcedor do Brasil durante o jogo contra a Alemanha (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
18/41 Fernandinho e Dante reagem ao gol da Alemanha (Alexandre Battibugli/VEJA/VEJA)
19/41 Júlio César durante o jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Alexandre Battibugli/VEJA/VEJA)
20/41 O técnico Luiz Felipe Scolari durante o jogo contra a Alemanha (Alexandre Battibugli/VEJA/VEJA)
21/41 Klose durante o jogo contra o Brasil (Alexandre Battibugli/VEJA/VEJA)
22/41 Ramires durante o jogo contra a Alemanha (Alexandre Battibugli/VEJA/VEJA)
23/41 Torcedora do Brasil durante o jogo contra a Alemanha (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
24/41 Criança durante o jogo entre Brasil e Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Alexandre Battibugli/VEJA/VEJA)
25/41 Jogadores da Alemanha comemoram o quinto gol contra o Brasil (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
26/41 Torcedores do Brasil vaiam a seleção durante o jogo contra a Alemanha (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
27/41 Lance no jogo entre Brasil e Alemanha (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
28/41 Lance no jogo entre Brasil e Alemanha (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
29/41 Bernard durante o jogo contra a Alemanha (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
30/41 Fred durante o jogo contra a Alemanha (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
31/41 O alemão Schweinsteiger gesticula no jogo contra o Brasil (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
32/41 Torcedor do Brasil durante o jogo contra a Alemanha (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
33/41 Bernard em lance no jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
34/41 Torcedora durante o jogo entre Brasil e Alemanha (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
35/41 Jogadores da Alemanha comemoram gol contra o Brasil no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
36/41 Sami Khedira marca o quinto gol da Alemanha contra o Brasil no Mineirão, em Belo Horizonte (Ricardo Corrêa/VEJA/VEJA)
37/41 Toni Kroos marca o quarto gol da Alemanha contra o Brasil no Mineirão, em Belo Horizonte (Ricardo Corrêa/VEJA/VEJA)
38/41 Toni Kroos marca o terceiro gol da Alemanha contra o Brasil no Mineirão, em Belo Horizonte (Ricardo Corrêa/VEJA/VEJA)
39/41 Klose marca o segundo gol da Alemanha contra o Brasil e se torna o artilheiro de todas as Copas (Ricardo Corrêa/VEJA/VEJA)
40/41 Thomas Müller chuta bola e marca o primeiro gol da Alemanha contra o Brasil no Mineirão, em Belo Horizonte (Ricardo Corrêa/VEJA/VEJA)
41/41 Criança durante o jogo entre Brasil e Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA/VEJA)
1/35 Torcedores usam máscara de Neymar no jogo entre Brasil e Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
2/35 Torcedores do Brasil usam máscara de Neymar antes do jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
3/35 Torcedores do Brasil aguardam início do jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
4/35 Torcedoras do Brasil aguardam início do jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
5/35 Torcedoras do Brasil aguardam início do jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
6/35 Torcedores do Brasil aguardam início do jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
7/35 Torcedoras do Brasil aguardam início do jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
8/35 Torcedores aguardam o início do jogo entre Brasil e Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
9/35 Torcedora do brasil aguarda o início do jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
10/35 Torcedores usam máscara de Neymar no jogo entre Brasil e Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
11/35 Torcedores da Alemanha aguardam o início do jogo contra o Brasil no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
12/35 Torcedora do brasil aguarda o início do jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
13/35 Torcedor do Brasil aparece atrás de um figurinha gigante de Neymar no jogo contra a Alemanha, no Mineirão em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
14/35 Torcedora do brasil aguarda o início do jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
15/35 Torcedores usam máscara de Neymar no jogo entre Brasil e Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
16/35 Torcedores do Brasil aguardam início do jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
17/35 Detalhe nos cílios de uma torcedora antes do jogo entre Brasil e Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
18/35 Torcedoras do Brasil chegam no Mineirão para o jogo contra a Alemanha, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
19/35 Torcedor do Brasil chega para o jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
20/35 Torcedora da Alemanha posa para foto em frente ao Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
21/35 Torcedores do Brasil se fantasiam do personagem Hulk para o jogo contra a Alemanha no Mineirão, em São Paulo (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
22/35 Torcedores de Brasil e Alemanha chegam no Mineirão , em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
23/35 Torcida brasileira chega no Mineirão para o jogo contra a Alemanha, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
24/35 Torcedora do Brasil segura um boneco de Neymar antes do jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
25/35 Torcedora do Brasil segura um boneco de Neymar antes do jogo contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
26/35 Torcedores do Brasil exibem cartaz antes do jogo contra a Alemanha, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
27/35 Torcedor do pinta o rosto metade bandeira do Brasil metade da Alemanha, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
28/35 Torcedores usam máscaras homenageando o craque Neymar que está fora da Copa após sofrer uma lesão na coluna, antes da partida decisiva contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
29/35 Torcedores pintam o rosto com a bandeira do Brasil para a semifinal contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
30/35 Torcedores levam cartazes para homenagear o craque Neymar que está fora da Copa após sofrer uma lesão na coluna, antes da partida decisiva contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
31/35 Torcedores vestem a bandeira do Brasil para a partida contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
32/35 Torcedor com a bandeira da Alemanha chega para a partida contra o Brasil no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
33/35 Torcedores do Brasil na chegada para a partida contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
34/35 Torcedores do Brasil na chegada para a partida contra a Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
35/35 Torcedores aguardam o início do jogo entre Brasil e Alemanha no Mineirão, em Belo Horizonte (Ivan Pacheco/VEJA.com/VEJA)
Continua após a publicidade