Treinador preferiu adotar tom ponderado para avaliar atacante do Leeds, autor de dois gols contra o Uruguai, e não garantiu presença na próxima convocação
O técnico da seleção brasileira, Tite, ponderou o otimismo ao ser questionado sobre a atuação do atacante Raphinha, autor de dois gols na vitória por 4 a 1 sobre o Uruguai, nesta quinta-feira, 14, em Manaus, em jogo válido pela 12ª rodada das Eliminatórias da Copa de 2022. O treinador ainda pediu calma nas avaliações e avisou que o jogador de 24 anos do Leeds United pode sofrer com oscilação
Assine a revista digital no app por apenas R$ 8,90/mês
“Continuamos com calma. É um processo. A gente tem a constatação da grande atuação, mas, senão, ficamos achando que é o pico da montanha. Vai oscilar, porque é normal, porque é um garoto jovem, porque toda uma atmosfera foi gerada. Fez um grande jogo, sim, mas temos que ter bom senso e serenidade na hora das avaliações”, disse o treinador.
Raphinha foi a principal surpresa no último grupo de convocados para a seleção. Sem jogar profissionalmente no país, construiu carreira na Europa e quase foi chamado para a seleção italiana. Logo na primeira temporada no Leeds marcou seis gols e distribuiu nove assistências, o brasileiro com mais passes decisivos para gols na Premier League, a frente de Firmino (7) e Matheus Pereira (6).
[abril-veja-tambem]W3siaWQiOjkyOTI5LCJ0aXRsZSI6IkxlaSBkbyBtYW5kYW50ZTogbyBzZWdyZWRvIGRvIGpvZ28gY29sZXRpdm8ifSx7ImlkIjo5MzgxMSwidGl0bGUiOiJBbSYjeEU5O3JpY2EtTUcgYW51bmNpYSBzYSYjeEVEO2RhIGRlIFZhZ25lciBNYW5jaW5pLCBhIGNhbWluaG8gZG8gR3ImI3hFQTttaW8ifSx7ImlkIjo5MzY1OCwidGl0bGUiOiJTZWxlJiN4RTc7JiN4RTM7bzogVGl0ZSBwcm9tb3ZlIG11ZGFuJiN4RTc7YXMgZW0gcyYjeEU5O3JpZSBlIGV4cCYjeEY1O2Ugc2V0b3JlcyBkZSBtYWlvciBpbmRlY2lzJiN4RTM7byJ9XQ==[/abril-veja-tambem]
Na estreia pela seleção, diante da Venezuela, em Caracas, Raphinha teve participação decisiva ao entrar no segundo tempo e impulsionar a equipe a virar o jogo para 3 a 1. Questionado se seriam credenciais suficientes para garanti-lo na próxima convocação, no próximo mês, Tite evitou confirmar.
Raphinha e Neymar tiveram grande atuação diante dos uruguaios –
“Estou pensando na próxima convocação. Em respirar. Quero ligar para minha esposa, para minha filha, estou com saudade dos meus netos, de enchê-los de beijo. Deixa eu curtir um pouco aqui. Agradecer o [Marcelo] Bielsa, o radar que tivemos nesse acompanhamento, confirmado na sequência. Em conversa com Bielsa, fica meu agradecimento público”, explicou.
“Tem que jogar muito no seu clube. A concorrência aumenta, o sarrafo aumenta, o nível aumenta e o atleta compete para estar na Seleção. Competir de forma leal é legal. Não é com trairagem”, completou.
Para a partida, o técnico promoveu cinco mudanças: as entradas de Ederson, Emerson Royal, Thiago Silva, Lucas Veríssimo e Raphinha. O ataque é, possivelmente, o local de maior disputa da equipe. Gabriel Jesus e Richarlison, fora desta convocação por lesão, são homens de confiança de Tite, com maiores chances de ir ao Catar.
🔚 Terminó la Fecha 1⃣2⃣ y el camino a Catar 2022 está más encendido que nunca ⚽🔥#EliminatoriasSudamericanas pic.twitter.com/u1Zwcw3gly
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) October 15, 2021
Outros jogadores de frente, porém, devem brigar até novembro do ano que vem, pelas vagas que restam: Antony, Raphinha, Gabriel Barbosa, Matheus Cunha e Vinicius Junior criam as maiores esperanças, com Everton Cebolinha, Bruno Henrique, David Neres, Arthur Cabral, Malcom e outros na cola.