Publicidade
Publicidade

Tigre de Americana ganha documentário com sua história

Clube revelou diversos jogadores importantes para o cenário nacional

O documentário ‘Tigre de Americana – Uma Paixão Centenária’, exibido no dia 4 de fevereiro, no Teatro Municipal Lulu Benencase, em Americana-SP, homenageia o Rio Branco, clube da cidade que disputa atualmente a Série A2 do Campeonato Paulista (rebaixado para a série A3).

Publicidade

O documentário, com entrevistas gravadas nos estúdios da Big Mídia Produções e no Estádio Municipal Décio Vitta, tem cerca de 1h30 de duração e conta, como nunca antes, a história do Rio Branco através do depoimento daqueles que ajudaram o clube chegar aos 102 anos de vida. Gols e imagens de época, como as da inauguração do gramado do Décio Vitta e da festa pela cidade após o acesso de 1990, enriquecem a produção, que irá se transformar em um DVD com o acréscimo de extras com os gols da histórica campanha de 1990, jogos históricos e causos divertidos dos entrevistados.

“Quando buscamos palavras para expressar algo sobre o Rio Branco, o sentimento é de gratidão. Afinal, mais de 100 anos de desafios e lutas nos levam a compreender a importância da grande família de torcedores e dirigentes, unidos no único desejo de manter preservado e enaltecido tão valioso atrimônio esportivo. Felizes, é como nos sentimos, neste momento, à frente da Secretaria de Cultura e Turismo, torcendo pelo sucesso do querido Rio Branco”, afirmou o secretário Fernando Giuliani.

Publicidade

Com iniciativa da Fundação João Zanaga, o projeto tem patrocínio oficial do Supermercado São Vicente e apoio da Rede Tododia de Comunicação. A produção do documentário é da 3marias Produtora Cultural, com a consultoria do jornalista Claudio Gioria e a realização do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. 

No dia da exibição, os ingressos para a sessão foram trocados através da doação de um quilo de alimento não-perecível. A arrecadação de alimentos foi uma contrapartida da equipe de produção pelo apoio da Prefeitura de Americana, que cedeu sem custos o teatro municipal para a exibição do filme. “É gratificante poder participar deste momento marcante para o Rio Branco e as pessoas que receberão os alimentos doados”, afirma Maine Najar, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Continua após a publicidade

Mineiro, herói do tricampeonato mundial do São Paulo em 2005, é outro filho da base do Rio Branco nos anos 90.

Publicidade

Continua após a publicidade

Jota Junior, narrador do Sportv, entrou pela primeira vez em um estádio no extinto campo do Rio Branco da Rua Fernando de Camargo.

Marcos Assunção, fruto da base implantada pelo técnico Cilinho no início dos anos 90. Foi negociado com o Santos.

Flávio Conceição, ex-cortador de cana, revelado na base do Rio Branco, seguiu para o Palmeiras, Europa e Seleção Brasileira.

Continua após a publicidade

Macedo foi uma das primeiras grandes revelações de um clube que depois ficou famoso pelo trabalho de base. Atuou no São Paulo. Chorou no documentário.

Continua após a publicidade

Publicidade