Tênis: Serena conquista 20º Grand Slam em Roland Garros
Quem vê a superioridade de Serena Williams sobre todas as rivais e o número de conquistas da norte-americana pode se surpreender com o fato de a líder do ranking mundial ter ganhado, neste sábado, apenas o seu terceiro título em Roland Garros. Mesmo gripada e desgastada fisicamente, Serena jogou melhor e venceu a checa Lucie […]
Quem vê a superioridade de Serena Williams sobre todas as rivais e o número de conquistas da norte-americana pode se surpreender com o fato de a líder do ranking mundial ter ganhado, neste sábado, apenas o seu terceiro título em Roland Garros. Mesmo gripada e desgastada fisicamente, Serena jogou melhor e venceu a checa Lucie Safarova por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 6/7 (2/7) e 6/2.
Com mais de 67 milhões de dólares em premiações na carreira, além de quatro ouros olímpicos, Serena ampliou sua gigantesca lista de conquistas. Chegou ao 67º título em simples (tem outros 22 em duplas femininas, dois em duplas mistas e seis da Fed Cup com os Estados Unidos). Só em Grand Slam de simples são vinte conquistas.
Seus números em finais são impressionantes. Somando decisões em simples e em duplas, são 107 finais, com 89 títulos e apenas 17 derrotas, sendo só duas nas últimas quatro temporadas.
Em torneios da série Grand Slam, o aproveitamento em finais é ainda mais incrível. Ela esteve em 41 decisões e só perdeu seis, sendo duas nas duplas mistas. Sua última derrota em finais foi no Aberto da Austrália de 2011. No total, em simples, são seis títulos em Melbourne e no US Open, cinco em Wimbledon e três em Roland Garros.
Neste ano, Serena já havia vencido os títulos do Aberto da Austrália e de Miami (EUA). Em Indian Wells (EUA), perdeu na semifinal. No saibro, vinha de eliminações na semifinal de Madri (Espanha) e na terceira rodada da Roma (Itália).
Quando o jogo começou, ninguém sabia o que esperar da norte-americana, que na quinta-feira, na semifinal, jogou muito debilitada contra a suíça Tiema Bacsinszky. Gripada, Serena cancelou o treino de sexta-feira para tentar se recuperar melhor para a final.
Novamente entrou em quadra na Philippe-Chartier, neste sábado, aparentando estar longe do melhor da forma física. Serena queria matar o jogo rápido e soltou o braço no início da final. Fez quatro aces (e duas duplas faltas), conseguiu 13 winners (e 10 erros não forçados). A estratégia, entretanto, foi bem sucedida. Trocando bolas, Safarova não ameaçou, teve o saque quebrado e perdeu o primeiros set por 6/3.
Tudo indicava que o jogo acabaria no segundo set, especialmente quando Serena sacava em 4/1, com duas quebras. A líder do ranking, entretanto, se desconcentrou e deixou Safarova entrar no jogo. A checa devolveu as quebras, mas perdeu o saque em 6/5. Serena sacou para fechar a partida, mas foi novamente quebrada. No tie-break, melhor para Safarova.
Embalada, a checa quebrou o saque de Serena para abrir 2/0 no terceiro set. A norte-americana, entretanto, reagiu igual fez na semifinal. Ganhou seis games seguidos, com excelente aproveitamento de saque, novamente arriscando muito, para fechar o set em 6/2 e garantir seu terceiro título em Roland Garros.
Lucie Safarova também não tem muito do que reclamar. Em sua 40.ª participação em um Grand Slam, chegou pela terceira vez às quartas de final de simples, pela segunda à semifinal e estreou em decisões. No domingo, vai tentar o título de duplas ao lado da norte-americana Bethanie Mattek-Sands. Vai enfrentar a australiana Casey Dellacqua e a cazaque Yaroslava Shvedova para repetir a conquista do Aberto da Austrália.
(Com Estadão Conteúdo)