Swansea se une a protestos antirracismo e anuncia boicote às redes sociais
Clube do País de Gales cobrou de chefes do Twitter e do Facebook punição rigorosa aos abusos e anunciou que ficará sete dias sem realizar nenhuma postagem
Casos de racismo e o combate a eles têm sido cada vez mais constantes no futebol europeu. O Swansea City, clube do País de Gales com vasta experiência na Premier League e que atualmente disputa a segunda divisão inglesa, anunciou nesta quinta-feira, 8, um protesto contra o abuso e a discriminação nas redes sociais: uma semana sem realizar nenhuma postagem.
O Swansea informou que a partir das 17h locais, todos os jogadores, funcionários e canais oficiais do clube no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, YouTube, TikTok e Snapchat não exibirão nenhum conteúdo pelos próximos sete dias. O boicote cobrirá dois jogos do time, contra o Millwall, dia 10, e Sheffield, 13. A ação é uma resposta a diversos abusos raciais sofridos por atletas do elenco.
“Como um clube de futebol, vimos vários de nossos jogadores sujeitos a abusos abomináveis nas últimas sete semanas, e sentimos que é correto tomar uma posição contra um comportamento que é uma praga em nosso esporte e na sociedade em geral”, afirmou Julian Winter, presidente-executivo do Swansea.
Winter ainda cobrou um posicionamento do CEO do Twitter, Jack Dorsey, e do fundador, presidente e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg ao enviar-lhes uma carta para “reiterar a posição do clube e o desejo de ver as empresas de mídia social introduzirem policiamento e punições mais rigorosos para os culpados de abuso terrível e covarde que infelizmente se tornou muito comum.”
Swansea City has chosen to take a club-wide stance in the battle against abuse and discrimination of all forms on social media.
From 5pm today we will not post any content on our official social media channels for seven days.#EnoughIsEnough
👉 https://t.co/rmHXB0j2l7 pic.twitter.com/fKqKqHl8Ag
— Swansea City AFC (@SwansOfficial) April 8, 2021
Não se trata de um caso isolado. Um dia antes, o Liverpool protestou contra o “abuso racial abominável” nas redes sociais contra Trent Alexander-Arnold, Naby Keita e Sadio Mané. O trio de atletas negros, que foram destaque em recentes campanhas vitoriosas do clube, foi ofendido por diversos internautas depois da derrota por 3 a 1 para o Real Madrid na Liga dos Campeões.
It is utterly unacceptable. It has to stop. pic.twitter.com/ij8qykJjqU
— Liverpool FC (@LFC) April 7, 2021
Diversos outros atletas da liga inglesa, como o brasileiro Fred, o inglês Marcus Rashford e francês Anthony Martial, do Manchester United, e o brasileiro Willian e o inglês Eddie Nketiah, do Arsenal, são vítimas constantes de racismo nas redes.
Em março, o ex-atacante Thierry Henry, ídolo do Arsenal e da seleção francesa, deletou suas contas em redes sociais em protesto à passividade das empresas de mídia social diante dos ataques de contas anônimas que praticam racismo e bullying online. As constantes reclamações vem pressionando as empresas de mídia social a lidar com o problema.
Outro caso recente de racismo ocorreu na liga espanhola. O defensor francês Mouctar Diakhaby, do Valencia, deixou a partida diante do Cadiz, no último domingo, alegando ter sido chamado de de “negro de m… pelo zagueiro adversário Juan Cala. Os atletas do Valencia também foram para os vestiários em apoio ao colega, mas acabaram retornando para não correr o risco de perder pontos. Clube e jogador cobraram investigação e punição rigorosa e receberam apoio de diversos atletas e entidades.
⭕️ Desde este ministerio junto con @IgualdadGob nos hemos puesto en contacto con @LaLiga y @rfef para mostrar nuestra preocupación ante la agresión racista ocurrida en un partido de fútbol y conocer las medidas que se van a implementar para que acciones así no vuelvan a ocurrir👇 https://t.co/ycwgiT99mK
— Ministerio de Derechos Sociales y Agenda 2030 (@MSocialGob) April 7, 2021
We must do more to fight against racism, sexism, homophobia and all forms of discrimination. They have no place in football or in society.
We are 𝑨𝑳𝑳 equal! pic.twitter.com/rmWNxF6SsW
— Raphaël Varane (@raphaelvarane) April 7, 2021
💬 @gpaulista5: "Tanto el @valenciacf, como la plantilla y todo el mundo estamos al lado de @Diakhaby_5"#YoCreoAMouctarDiakhaby#JuntsAnemAMUNT#AllToPlayFor
— Valencia CF 🦇🍊🌊 (@valenciacf) April 7, 2021
Nous sommes à tes côtés Mouctar @Diakhaby_5 ! #SayNoToRacism https://t.co/rjvUjE9XRN pic.twitter.com/saoEziwHG2
— Olympique Lyonnais (@OL) April 6, 2021