Opção que estava encaminhada surpreendeu ao optar pelo Botafogo e alguns nomes já estão descartados; foco continua em portugueses na 3ª semana de busca
Mais uma rodada do Campeonato Paulista foi concluída e o Corinthians segue sem a definição sobre um treinador para a temporada 2022. Após demitir Sylvinho, o clube paulista viu uma reviravolta nas negociações com o técnico português Luis Castro.
Assine #PLACAR digital no app por apenas R$ 6,90/mês. Não perca!
O acordo estava encaminhado, com Castro disposto a assumir o pagamento da multa de 1,2 milhão de euros (6,9 milhões de reais) para a rescisão com Al Duhail, do Catar, mas acabou naufragando pelo projeto oferecido pelo investidor americano John Textor, novo dono do Botafogo, com a condição de bancar com o valor.
Castro deve ser oficializado pelo clube carioca nas próximas horas, enquanto os paulistas com o elenco recheado de estrelas seguem com o auxiliar Fernando Lázaro, antigo analista de desempenho, na posição de interino.
Por estar na fase de grupos da Libertadores e em fases mais avançadas da Copa do Brasil, os primeiros meses do Corinthians são exclusivos para o estadual e preparação. Desse modo, as grandes competições serão jogadas apenas a partir de abril.
Contudo, a indefinição pode ser uma “pedra no sapato” de um trabalho, que exige tempo. Duilio Monteiro Alves, presidente do clube, descartou alguns nomes e segue buscando por portugueses. Confira:
[abril-veja-tambem]W3siaWQiOjEyNzE3MiwidGl0bGUiOiJOZXltYXIgZXN0dWRhIGpvZ2FyIG5vcyBFVUEgZSBkaXogbiYjeEUzO28gc2FiZXIgc2UgZW5jZXJyYSBjYXJyZWlyYSBubyBCcmFzaWwifSx7ImlkIjoxMjcxNTEsInRpdGxlIjoiVW5pdGVkIHYmI3hFQTsgZXJybyBlbSByZXRvcm5vIGRlIENyaXN0aWFubyBSb25hbGRvIGUgbiYjeEUzO28gZm9yJiN4RTc7YXImI3hFMTsgcGVybWFuJiN4RUE7bmNpYSJ9LHsiaWQiOjEyNzE0MCwidGl0bGUiOiJBdGwmI3hFOTt0aWNvLU1HIGNhbXBlJiN4RTM7byBlIGRlc3RhcXVlcyBkb3MgZXN0YWR1YWlzOiBvIHJlc3VtbyBkbyBmaW0gZGUgc2VtYW5hIn1d[/abril-veja-tambem]
QUEM NÃO VEM MAIS:
Luís Castro
Com 60 anos, trabalhou na formação de atletas no Porto por anos e passou pelo Shakhtar Donetsk, reduto de brasileiros. Alvo do Botafogo do milionário John Textor, escolheu o clube carioca e recusou treinar o Corinthians.
Luís Castro deve ser oficializado pelo Botafogo –
Paulo Fonseca
Moçambicano criado em Portugal, o treinador de 48 anos não terá o Parque São Jorge como novo destino. Treinador do Shakhtar Donetsk por três anos e Roma por dois, está desempregado desde junho de 2021. No entanto, convencer o português a treinar no Brasil foi o grande problema.
Altos valores afastaram Paulo Fonseca do Brasil –
Vitor Pereira
O treinador de 53 anos já foi o nome da vez. Depois de um trabalho vitorioso no Porto, entre 2011 e 2013, passou por vários mercados como o futebol do Oriente Médio, o chinês e o europeu. Está sem clube desde que deixou o Fenerbahce, em dezembro do ano passado. Não chegou a acordo com o time brasileiro.
Pereira optou por permanecer na Europa –
Jorge Jesus
Demitido do Benfica recentemente, o português Jorge Jesus é um nome recorrente quando o assunto é a busca por novos treinadores. Multicampeão com o Flamengo em 2019, não voltou ao clube carioca em nenhuma oportunidade que teve. Foi ventilado no Atlético Mineiro, mas a transação fracassou, da mesma forma que com o Corinthians.
Jesus foi o primeiro nome procurado pelo Corinthians –
QUEM AINDA PODE CHEGAR:
Leonardo Jardim
Nascido na Venezuela e naturalizado português, Leonardo Jardim tem o privilégio do idioma e a experiência no futebol europeu. Está desempregado após campanha decepcionante com o Al Hilal no Mundial do Clubes. Jovem, com 47 anos, já passou por Monaco e Sporting e agora é especulado no Brasil e pode pintar no alvinegro.
Ex-Monaco, Leonardo Jardim deixou o Al Hilal –
Hernán Crespo
Campeão paulista pelo São Paulo e demitido meses depois após sequência ruim, Hernán Crespo é outro nome sem vínculo empregatício. Um ponto positivo pode ser a presença de Sebá Dominguez, ex-zagueiro do Corinthians, na comissão do argentino. Com experiência no futebol brasileiro, entende o contexto de pressão da torcida e pode ser vantajoso ao Timão.
Crespo já deu indícios de um retorno ao país –
André Villas-Boas
Cria de José Mourinho, o português André Villas-Boas é um dos nomes ventilados para desembarcar no Corinthians. Ex-treinador de clubes como Porto, Chelsea e Tottenham, não impressiona no futebol europeu há anos e seu último título foi em 2016. Desempregado desde que saiu do Olympique de Marselha, já negociou com clubes brasileiros, que esbarraram no alto salário.
Villas-Boas está desempregado há um ano –
‘Pepa’
Pedro Miguel Marques da Costa Filipe, o Pepa, é um dos promissores nomes da boa escola portuguesa de treinadores. Com passagens pelas categorias de base do Benfica, se destacou por Tondela e Paços de Ferreira, antes de assumir o Vitória de Guimarães. A discrepância do poder financeiro entre brasileiros e europeus pode dificultar o negócio, mas o nome é bem visto no cenário corintiano.
Pepa é um nome promissor em Portugal –