Saransk: a menor e mais esportiva sede da Copa
Fundada em 1641, às margens do Rio Saransk, a cidadezinha vai receber quatro jogos da Copa, e é a base da seleção do Panamá
A cidade de Saransk fica a 630 km da capital, Moscou, e tem pouco mais de 300.000 habitantes, praticamente o mesmo tamanho das brasileiras Taubaté (SP), São José dos Pinhais (PR) ou a serrana Petrópolis (RJ). Fundada em 1641, às margens do Rio Saransk, a cidadezinha vai receber quatro jogos da Copa e é a base da seleção do Panamá.
Tabela completa de jogos da Copa do Mundo 2018
Por causa do Mundial, Saransk ganhou um novo estádio de futebol, a Arena Mordóvia, com capacidade para 45.000 pessoas. Mas após o torneio parte da arena vai ser desmontada, com a capacidade caindo para 28.000 pessoas. A cidade tem alguns pontos turísticos como a Catedral de St. Feodor Ushakov, o parque Alexander Pushkin e ao Museu de Belas Artes da República da Mordóvia.
Além de vários monumentos e prédios dos séculos XVII e XVIII, tem uma base aérea (Lyambir airbase) e fica num ponto central das outras cidades-sede. Tem voos diretos de Moscou, viagem de pouco mais de uma hora, além de uma linha de trem – doze horas até Moscou.
Saransk é uma das principais cidades para quem pratica esporte na Rússia. Abriga vários complexos esportivos, como arenas para esportes aquáticos, esportes no gelo, ciclismo BMX, tênis e outros.
Os jogos em Saransk na Copa do Mundo:
Peru x Dinamarca – 16/06
Colômbia x Japão – 19/06
Irã x Portugal – 25/06
Panamá x Tunísia – 28/06
Abaixo, um video da agência de notícias russa Russia Today, sobre Saransk, com legendas em inglês