Publicidade
Publicidade

Repercussão: morte de Pelé é destaque na imprensa internacional

O jornal 'New York Times' destacou "o rosto global do futebol", enquanto o argentino 'Olé' estampou a "dor mundial" com a perda do Rei do Futebol

Pelé morreu, aos 82 anos, na tarde desta quinta-feira, 29, em São Paulo, “em decorrência de falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia”. A adeus do único jogador a ter conquistado três Copas do Mundo (1958, 1962, 1970) foi destaque nas principais publicações internacionais.

Publicidade

Assine a revista digital no app por apenas R$ 9,90/mês

O jornal americano The New York Times chamou Pelé de “o rosto global do futebol” e destacou a sua importância na popularização do futebol nos Estados Unidos. “Célebre por seu talento incomparável e originalidade em campo, Pelé também conquistou os fãs com sua personalidade ensolarada e sua crença no poder do futebol para conectar pessoas em linhas divisórias de raça, classe e nacionalidade”, diz o texto. Outra matéria do principal diário do mundo citou como “Pelé foi o embaixador do Brasil no mundo”.

O diário argentino esportivo Olé, que muitas vezes provocou o futebol brasileiro em suas páginas, tratou a morte do ex-jogador do Santos e da seleção brasileira com enorme respeito. “Dor mundial: morreu Pelé”, foi a manchete sobre a morte de “um dos maiores jogadores da história”.

Publicidade
Jornal argentino Olé estampou:
Jornal argentino Olé estampou: “Dor mundial: morreu Pelé”

Já a rede britânica BBC o chamou de “ícone do esporte” e disse que foi um herói dentro e fora do campo, destacando sua campanha incansável para melhorar as condições das pessoas mais carentes da sociedade. Os britânicos separaram ainda uma frase de Bobby Charlton, lenda nacional e campeão da Copa de 1966, que disse que o futebol foi inventado para Pelé. 

Rede britânica BBC repercute a morte de Pelé
Rede britânica BBC repercute a morte de Pelé

O jornal argentino Clarín, por sua vez, chamou o Rei de símbolo supremo do futebol de espetáculo e exaltou sua capacidade de sempre estar com as portas abertas para todas as pessoas, pela sua personalidade, carisma e jeito de jogar. 

Jornal argentino Clarín homenageou Pelé
Jornal argentino Clarín homenageou Pelé

Na Alemanha, o Deutsche Welle disse que o mundo ficou órfão após perder “o maior futebolista de todos os tempos”. Em um longo artigo, os alemães destacaram a quantidade de recordes quebrados, condecorações e gols marcados pelo Rei, além de ter parado uma guerra e imortalizado a camisa 10 da seleção brasileira. 

Publicidade
Repercussão do veículo alemão Deutsche Welle sobre a morte de Pelé
Repercussão do veículo alemão Deutsche Welle sobre a morte de Pelé

Ainda na Europa, o Le Figaro, da França, afirma que Pelé é a personificação de uma ideia extravagante de jogo e que sua lenda transcende o tempo, destacando-o sua luz, força, alegria, criatividade e essência de um artista. O La Repubblica, da Itália, o definiu como a perfeição absoluta do futebol. 

Jornal italiano La Repubblica destaca a morte de Pelé em sua página principal
Jornal italiano La Repubblica destaca a morte de Pelé em sua página principal

“Pelé era o nome de um sonho, o nome de um deus. Era a perfeição absoluta no futebol”, escreveram os italianos. 

Veja como o mundo repercutiu a morte de Pelé:

New York Times, Estados Unidos

Marca, Espanha

L’Equipe, França 

Olé, Argentina

The Guardian, Inglaterra

The Times of India, India

China Daily, China

Correriere della Serra, Itália 

Diário de Notícias, Portugal

Der Spiegel, Alemanha 

Ainda não assina Star+?! Clique aqui para se inscrever e ter acesso a jogos ao vivo, séries originais e programas exclusivos da ESPN

Publicidade