Há 20 anos, o Cruzeiro ganhava por 1 a 0 o segundo jogo do Sporting Cristal do Peru no Mineirão
Neste domingo, o Cruzeiro enfrenta o São Paulo no estádio Morumbi pela vigésima rodada do Campeonato Brasileiro. Vinte anos antes, no dia 13 de agosto de 1997, uma quarta-feira, o Cruzeiro ganhava por 1 a 0 no segundo jogo da final do Sporting Cristal do Peru no estádio Mineirão em Belo Horizonte com gol do atacante Elivélton e conquistava pela segunda vez a Copa Libertadores.
Saiba por onde anda o time titular do Cruzeiro que ganhou do Sporting Cristal em 1997:
● Dida: Vindo do Vitória da Bahia, o ex-goleiro Dida depois que jogou no Cruzeiro, passou por Corinthians, Milan-ITA, Portuguesa, Grêmio e Internacional onde encerrou a carreira em 2015. Foi goleiro titular do Brasil na Copa do Mundo de 2006 na Alemanha e era o segundo goleiro no pentacampeonato do Brasil em 2002. Atualmente está com 43 anos.
● Vítor: Vindo do Corinthians e depois envolvido na troca de 5 jogadores por 2 com o São Paulo, o lateral-direito Vítor já campeão da Libertadores pelo São Paulo, ganhou a sua segunda Libertadores pelo Cruzeiro e no ano seguinte no Vasco ganharia a sua terceira Libertadores. Jogou depois no Botafogo, Kocaelispor da Turquia, Ceará e times do interior paulista como Mogi Mirim e Inter de Limeira. Parou de jogar em 2009 no Guaçuano de Mogi Guaçu e hoje em dia está trabalhando com projetos sociais voltados a crianças carentes na cidade de Artur Nogueira no interior de São Paulo. Atualmente está com 44 anos.
● Gélson Baresi: Vindo do Flamengo, o zagueiro Gélson Baresi além de ter ganho a Libertadores da América ganhou a Copa do Brasil com o time cruzeirense. Depois passou por Coritiba, Fluminense, Atlético-MG, Paraná, Marília, Ceará, Vitória de Setúbal de Portugal e encerrou a carreira em 2006 no CFZ do Rio. Atualmente está com 43 anos.
● Wilson Gottardo: Ex-jogador de Botafogo e Flamengo, o zagueiro Wilson Gottardo era o capitão do time naquele campeonato e depois do Cruzeiro passaria a jogar no Sport em 1999 onde encerrou a carreira. Virou treinador em 2011. Atualmente está com 54 anos.
● Nonato: Ex-jogador de Baraúnas e ABC, o lateral-esquerdo Nonato foi titular do Cruzeiro por 7 anos onde ganhou 14 títulos entre conquistas regionais, nacionais e internacionais. Depois jogaria por Fluminense, Etti Jundiaí (atual Paulista), Vila Nova-GO, Ipatinga e América de Natal onde encerrou a carreira em 2002. Atualmente está com 50 anos.
● Fabinho: Ex-jogador do Flamengo, o volante Fabinho além de ganhar a Libertadores da América ganharia a Copa do Brasil e dois estaduais pelo Cruzeiro. Depois jogaria no Grêmio e no Fluminense onde encerrou a carreira em 2002. Atualmente está com 47 anos.
● Ricardinho: O volante Ricardinho em duas passagens pelo Cruzeiro fez mais de 400 partidas e conseguiu 15 títulos entre conquistas regionais, nacionais e internacionais. Depois de passar pelo Cruzeiro jogaria no futebol japonês pelo Kashiwa Reysol e pelo Kashima Antlers e em 2007 encerraria a carreira pelo Corinthians. Atualmente está com 41 anos.
● Da Silva: O atacante Da Silva, depois de passar pelo Cruzeiro jogaria por Portuguesa, Coritiba, Goiás, Juventude, Sport, Criciúma e Villa Nova de Nova Lima onde encerrou a carreira em 2012 no Brasil além de ter jogado no futebol da Rússia, Coreia do Sul e no Catar. Atualmente está com 41 anos.
● Donizete Oliveira: O meia Donizete Oliveira depois de ter jogado no Fluminense, no Grêmio, Bragantino e São Paulo (veio pro Cruzeiro naquela famosa troca 5 por 2 envolvendo os dois clubes), chegaria no Cruzeiro para ganhar a Libertadores da América e depois jogaria também no Vitória da Bahia, no Urawa Red Diamonds do Japão e encerrou a carreira em 2001 no Vasco. Atualmente está com 49 anos.
● Palhinha: Ex-atacante campeão da Libertadores da América pelo São Paulo em 1992 e 1993, Palhinha chegava no Cruzeiro vindo do São Paulo junto com os jogadores Gilmar, Vítor, Donizete Oliveira e Aílton enquanto que o São Paulo ficava com Belletti e Serginho. Depois de ganhar a sua terceira Libertadores da carreira em 1997 no Cruzeiro, jogaria no futebol espanhol, peruano e nos Emirados Árabes Unidos além de jogar em clubes como Flamengo, Grêmio, América-MG onde foi revelado e encerrou a carreira em 2006 pelo Guarulhos. Em 2007 virou treinador e atualmente é o presidente do Boston City Football Club dos Estados Unidos. Atualmente está com 49 anos.
● Marcelo Ramos: Ex-jogador do Bahia, o atacante Marcelo Ramos em 3 passagens pelo Cruzeiro fez 162 gols e é o quinto maior artilheiro da história do clube. Depois jogou em vários clubes importantes do Brasil como São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Santa Cruz, Atlético-PR. Passou também pelo futebol japonês e também no Atlético Nacional de Medellín da Colômbia. Encerrou a carreira em 2011 pelo Itumbiara de Goiás. Em 2016, foi candidato a vereador em Salvador mas não foi eleito. Atualmente está com 44 anos.
● Elivélton: O atacante Elivélton depois de ter feito gol na final do campeonato paulista jogando pelo Corinthians em 1995, passou em 1996 pelo Palmeiras e antes de jogar no Corinthians era o ponta-esquerda do São Paulo campeão da Libertadores da América em 1992 e 1993. Lembrado até hoje por ter feito o gol do título do Cruzeiro contra o Sporting Cristal do Peru ganhando sua terceira Libertadores, virou um cigano do futebol passando por vários times até encerrar a carreira pelo Mixto de Cuiabá em 2010. Atualmente está com 46 anos.
● Paulo Autuori: O técnico daquela equipe era Paulo Autuori, que veio pro Cruzeiro no lugar de Oscar Bernardi. Paulo tinha ganho o Campeonato Brasileiro de 1995 pelo Botafogo e antes disso fez carreira no futebol português. Depois do Cruzeiro, treinaria entre outros times Flamengo, Botafogo, Internacional, Santos, Grêmio, Vasco, Atlético-MG, São Paulo (onde ganharia a sua segunda Libertadores em 2005), treinou no Peru incluindo o Sporting Cristal em 2002, Kashima Antlers e Cerezo Osaka do Japão e Al-Rayyan do Catar além das seleções do Peru e do Catar. Treinou o Atlético-PR em 2016 e virou nesse ano gerente de futebol do clube até pedir demissão no mês passado. Atualmente está com 60 anos.
Uma frase para descrever motivos para baixar nosso aplicativo
Baixe nosso app