Pena de Pistorius será anunciada em 11 de setembro
Ele matou a namorada a tiros e alega ter agido por instinto, acreditando que era um invasor. Promotoria diz que ele atirou na modelo após uma discussão
A juíza da Corte de Pretoria, Thokozile Masipa, anunciou nesta sexta-feira que o veredicto do julgamento de Oscar Pistorius será anunciado em 11 de setembro. A confirmação da data foi feita depois de a defesa do ex-atleta paralímpico sul-africano concluir sua argumentação e sustentar que Pistorius matou a namorada Reeva Steenkamp a tiros, em fevereiro de 2013, acidentalmente.
Barry Roux, advogado de Pistorius, disse que seu cliente agiu por impulso e, seguindo seus instintos, disparou contra Reeva por engano, ao confundi-la com um assaltante. Roux ainda questionou a forma como o assassinato foi investigado, dando a entender que a polícia errou na forma como fez a perícia na cena do crime.
Continua após a publicidade
A promotoria voltou a argumentar que Pistorius premeditou o crime e fez os disparos por raiva depois de ter discutido com a modelo. Para Gerrie Nel, promotor envolvido no caso, o atleta deve ser preso por homicídio doloso, quando há a intenção de matar.
Esta foi a última semana em que a defesa e a promotoria puderam expor seus argumentos. Se a juíza interpretar que o crime foi premeditado, Pistorius pode ser condenado a prisão perpétua, com direito a condicional após 25 anos. Se for consdierado homicídio culposo, quando não há intenção de matar, ele pode pegar até 15 anos.