O processo contra o empresário J. Hawilla
O empresário brasileiro José Hawilla é uma personagem importante no escândalo de corrupção no futebol revelado nesta quarta-feira pela Justiça americana. Acusado de extorsão, fraude e lavagem de dinheiro, entre outros crimes, J. Hawilla admitiu seu envolvimento em negociações ilícitas de sua empresa, a Traffic, com a CBF e a Fifa, e aceitou devolver 151 […]
O empresário brasileiro José Hawilla é uma personagem importante no escândalo de corrupção no futebol revelado nesta quarta-feira pela Justiça americana. Acusado de extorsão, fraude e lavagem de dinheiro, entre outros crimes, J. Hawilla admitiu seu envolvimento em negociações ilícitas de sua empresa, a Traffic, com a CBF e a Fifa, e aceitou devolver 151 milhões de dólares (pouco mais de 470 milhões de reais) à Justiça. O site de VEJA teve acesso ao processo do Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra o brasileiro.
Leia também:
De repórter de campo, a alvo da CPI: os negócios de J. Hawilla
Caso Fifa: J. Hawilla admite culpa e devolve US$ 151 mi
Ex-presidente da CBF e dirigentes da Fifa são detidos na Suíça por corrupção
“Hawilla e suas empresas conspiraram umas com as outras, usando de suas posições junto à Fifa ou confederações para se envolver em esquemas de oferta, aceitação, pagamento e recebimento de pagamentos sigilosos e ilegais e propinas. Embora eles tenham ajudado a buscar o principal propósito da Fifa ou das confederações, Hawilla e seus co-conspiradores corromperam essas instituições por se envolver em diversas atividades criminosas, como fraude, propina, lavagem de dinheiro, em busca de ganhou pessoal ou comercial. Hawilla também participou da corrupção da FIFA ou confederações nas consipirações, com o abuso de suas posições e violação de seus deveres fiduciários”, diz um trecho do documento.
Para ter acesso a todo o processo, em inglês, clique aqui.
(Da redação)