Publicidade
Publicidade

O Mercedes-Benz especial de Nelson Mandela

O carro foi montado na fábrica da Mercedes na África do Sul por um grupo de funcionários que decidiu celebrar a libertação de Mandela, em 1990

A história de Nelson Mandela na luta contra o racismo também guarda um capítulo curioso envolvendo um automóvel. Trata-se de um luxuoso Mercedes-Benz Classe S presenteado ao líder sul-africano por um grupo de funcionários da montadora alemã e que hoje faz parte do acervo do Museu do Apartheid, em Johanesburgo. A história do pomposo sedã, de cor vermelha, é contada por alguns operários envolvidos em sua produção em um vídeo veiculado recentemente.

Publicidade

Leia também:

Nova geração de elétricos: expansão lá fora e preço alto no Brasil O novo Mustang ganha cara mais esportiva ainda

Nelson Mandela ao ganhar um Mercedes
Nelson Mandela ao ganhar um Mercedes VEJA

​O carro foi montado na fábrica da Mercedes-Benz de East London, na África do Sul, por um grupo de funcionários que decidiu celebrar a libertação de Mandela, em 1990, dedicando-se à construção do veículo após o expediente. As peças foram doadas pela própria montadora.

Publicidade

O Classe S levou apenas quatro dias para ficar pronto e as chaves foram entregues a Mandela no dia 22 de julho de 1991 por Philip Groom (com Mandela na foto ao lado), um dos operários que participaram do projeto, em uma cerimônia no estádio Sisa Dukashe, em Mdantsane, cidade próxima a East London. Equipado com um possante motor V8 5.0 litros de 245 cv, o Classe S especial traz placas de identificação com a inscrição 999 NRM GP, sendo NRM as iniciais de Nelson Rolihlahla Mandela.

https://youtube.com/watch?v=ZLtYr3d0wvs%3Frel%3D0

Continua após a publicidade

Publicidade