No meio das minhas pesquisas na internet, li sobre um campeonato chamado Taça de Bronze. O que foi ele?
Foi uma espécie de primeira edição da terceira divisão
Pergunta de Waldemar Santos Caxias do Sul (RS): No meio das minhas pesquisas na internet, li sobre um campeonato chamado Taça de Bronze. O que foi ele?
R: Essa competição, com esse nome, foi disputada apenas uma vez, em 1981, e reuniu 24 equipes de 21 estados mais o Distrito Federal. Apenas São Paulo não teve um representante, lembrando que, naquela época, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima eram territórios e Tocantins ainda não existia como unidade da federação.
A definição dos participantes utilizou como critério as campanhas nos campeonatos estaduais e, em alguns estados, até partidas eliminatórias foram realizadas. Considerando as atuais divisões dos campeonatos nacionais, equivaleria à Série C, a terceira divisão. isso explica o nome Taça de Bronze, uma vez que as duas divisões principais eram chamadas de Taça de Ouro e Taça de Prata.
A competição foi disputada durante cerca de dois meses entre os dias 8 de março e 1° de maio de 1981 e foi vencida pelo tradicionalíssimo Olaria, equipe do subúrbio carioca, que levou a melhor nas finais diante do Santo Amaro de Pernambuco, com vitória por 4 a 0 na primeira partida e derrota por 1 a 0 na segunda. Apesar da conquista, o Olaria não foi promovido para a Taça de Prata, atual Série B, uma vez que o regulamento não previa acesso entre essas divisões.
PARTDA DECISVA
SANTO AMARO 1 x 0 OLARIADATA: 1º de maio de 1981LOCAL: Estádio do Arruda (Recife/PE)ÁRBITRO: José Leandro Serpa (CE)CARTÕES AMARELOS: Moacir, Zuza e NunesGOL: Derivaldo, 35 min do 2° tempoSANTO AMARO: Pimenta, Lula, Moacir, Figueiroa e Zuza; Eliel, Betuca(Rubem Salim) e Luis Carlos, Savinho, Fabinho e Birino (Derivaldo)TÉCNICO: Rubem SalemOLARIA: Hilton, Paulo Ramos, Salvador, Mauro e Gilcimar, Ricardo,Lulinha e Orlando; Chiquinho, Aurê (Nunes) e Leandro (Serginho)TÉCNICO: Duque